Stephon Marbury prepara-se para disputar sua última temporada como jogador de basquete profissional. Uma campanha que começará com a camisa do Beijing Fly Dragons, da China, mas que ele espera que encerre com um retorno ao seu país natal. O armador de 40 anos revelou que pretende juntar-se a um time da NBA depois do fim da temporada chinesa, em fevereiro ou março.
“Eu sei que ainda é prematuro, mas estou disposto a voltar e assumir um papel de presença experiente em um elenco. O timing é certo e a estratégia de despedida é boa. Trata-se da chance perfeita para um retorno e desejo fazê-lo por todos os fãs que deram-me apoio por tantos anos. Eu estou empolgado”, declarou o veterano, em entrevista à agência Associated Press.
Marbury revelou que já esteve em contato com uma equipe da NBA na offseason, mas preferiu não dar detalhes sobre a situação. Ele ainda não tem garantias de uma nova chance, mas não esconde que seu destino preferencial é o New York Knicks, time de sua cidade natal e que defendeu por cinco de seus 13 anos de carreira na NBA.
“Para mim, o vital seria continuar compartilhando as minhas experiências para que ajudem as gerações mais jovens. Passei por muitas coisas diferentes, que podem ser uma ótima lição para os garotos. Tornou-se importante tentar fazer as coisas direito. E, depois, passar meu tênis para meu filho de 12 anos”, concluiu o ídolo chinês, que tem médias de 19.3 pontos e 7.6 assistências na NBA.