A temporada da NBA é longa demais e, assim, a regularidade torna-se uma meta quase impossível para os jogadores. E nem os grandes astros salvam-se dos altos e baixos de um calendário frenético. Stephen Curry, por exemplo, encara uma má fase reconhecida até por Steve Kerr desde a volta do Jogo das Estrelas. O treinador do Golden State Warriors, no entanto, tem uma explicação para a queda de rendimento.
“Stephen está parecendo cansado para mim nos últimos jogos. E, aliás, isso faz sentido. Ele não teve muito descanso na parada do All-Star Game e, em seguida, voltamos com três partidas em quatro dias. Eu não tenho dúvidas de que está cansado, mas é normal nesse momento da campanha. Acontece. Certamente, ele vai dar a volta por cima”, disse o experiente técnico, depois da derrota contra o Denver Nuggets.
O suposto cansaço de Curry, a princípio, realmente se mostra nos números. O armador, para começar, só fez mais de 20 pontos em um dos quatro jogos pós-Jogo das Estrelas. Além disso, ele só acertou 14 de 47 arremessos de longa distância no período – menos de 30% de aproveitamento. Kerr entende a queda de produção e, como resultado, não descarta poupar o veterano em algumas das próximas partidas.
“A gente pode procurar uma brecha no calendário. Por enquanto, vamos analisar a sua condição a cada dia para ter cuidado. Mas não me preocupo porque é uma etapa que todos os jogadores passam ao longo da temporada. Sentimos um pouco de fadiga, a perna fica pesada. E, se tivermos que fazer um repouso programado para ajudá-lo, vamos fazê-lo”, garantiu o comandante do Warriors.
Leia mais sobre Stephen Curry
- Stephen Curry acredita que ainda está no auge da carreira
- Calouro, Brandin Podziemski quer ser sucessor de Stephen Curry
- Stephen Curry rasga elogios ao brasileiro Gui Santos
Negação
Há uma pessoa importante, no entanto, que discorda da visão de Steve Kerr: o próprio Stephen Curry. O experiente armador negou que esteja cansado após um jornalista detalhar os comentários do treinador. Ele explica que tudo não passa de uma péssima fase que, por um acaso, aconteceu logo depois do All-Star Game.
“Eu não me sinto cansado. Não quero perder partidas. Você estabelece um padrão em sua carreira. Então, quando não o atinge, aparecem essas insinuações sobre cansaço. Mas é por isso que medimos as médias dos jogadores. Existem altos e baixos durante uma temporada e você não pode parar. Para resumir, eu só estou errando alguns arremessos”, minimizou o craque de 35 anos.
A solução para Curry, então, não é uma ou duas partidas de descanso. É não se deixar abalar com uma etapa menos brilhante. “Preciso seguir arremessando porque essa é a natureza de estar disponível todas as noites. Caso você jogar sempre, é impossível não viver fases e oscilações. Afinal, o que não posso é perder a confiança em mim mesmo”, concluiu o armador.
Desorganização
A atuação de Curry, obviamente, não foi a única coisa a se lamentar. A forma como o Warriors perdeu para o Nuggets, acima de tudo, foi um motivo de enorme decepção. O time iniciou o terceiro quarto em vantagem sobre os atuais campeões, mas viram tudo cair por terra rápido. Tomou 14 pontos sem resposta e, assim, perdeu a liderança. Depois, a impressão é que nada mais deu certo para Golden State.
“Acho que tivemos duas ou três posses em que não nos organizamos e, assim, ficamos estagnados. Isso destruiu o nosso ritmo. Eu penso que estávamos em um bom ritmo, mas desaceleramos e nunca entramos nos eixos de novo. A gente, então, careceu de mais organização ofensiva no resto da noite. E, para piorar, eles acertaram alguns arremessos bem difíceis”, analisou o treinador.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA