https://www.youtube.com/watch?v=q6B1OxN9Uo0
As movimentações do Detroit Pistons na última offseason aconteceram para beneficiar o pivô Andre Drummond. Após a saída de Greg Monroe da equipe, o técnico Stan Van Gundy optou por abrir o time, e deixar apenas Drummond dentro do garrafão, assim como fez com Dwight Howard em sua passagem pelo Orlando Magic. Após as primeiras 13 partidas da atual temporada, o pivô alcançou treze duplos-duplos, com médias de 18.4 pontos e 17.8 rebotes. Porém, a produção do jogador caiu nos últimos jogos, e o técnico não poupou as críticas após a atuação abaixo da média contra o Oklahoma City Thunder.
“Acho que Drummond não trouxe a energia habitual contra o Milwaukee Bucks, e contra o Thunder foi a mesma coisa”, afirmou Van Gundy após ver seu melhor jogador ter 15 pontos e apenas sete rebotes em 32 minutos. “Não sei qual é o motivo, mas nós precisamos que ele faça muito mais. Nunca vi Drummond tão pobre nos rebotes. Ele não bloqueou ninguém, e os jogadores do Thunder o dominaram perto da tabela”.
O Pistons perdeu ambas as partidas citadas por Stan Van Gundy, sofrendo os dois maiores números de pontos na temporada (109 contra o Bucks e 103 contra o Thunder). Somando os dois jogos, Drummond teve médias de 15 pontos, 11 rebotes e aproveitamento de 42% nos arremessos de quadra. Sozinhos, os números não apresentam uma drástica queda de Drummond, mas as críticas de Van Gundy se justificam quando a diferença de pontos entre o Pistons e o adversário quando o pivô esteve em quadra é analisado.
Leia mais
Stan Van Gundy vê Drummond mais comprometido e focado nesta temporada
Andre Drummond e James Harden são eleitos melhores da semana
Com três jogos de 20 pontos e 20 rebotes, Drummond iguala recorde da NBA
Na partida contra o Bucks, o Pistons foi derrotado por 17 pontos com o pivô em quadra, número que caiu para seis no revés para o Thunder. Mesmo sendo inferior, o número contra a franquia de Oklahoma City é o quarto pior na atual campanha, acima de outras quatro derrotas do Pistons em 2015-16.
Décimo time com mais rebotes na temporada (751), o Pistons visita o Brooklyn Nets neste domingo, às 21h00 no horário de Brasília.