[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=LtopNCH5-qY]
Manu Ginobili está oficialmente fora da Copa do Mundo FIBA. A Confederação Argentina de Basquete confirmou na manhã desta quinta-feira que o ídolo nacional foi “cortado” e não vai participar do torneio mundial. Assim, o jogador de 37 anos não terá a oportunidade de fazer sua despedida da seleção na Espanha.
Em nota oficial, a CABB citou um acordo fechado entre NBA e FIBA que proíbe a utilização de atletas que apresentam “preocupações físicas razoáveis” em competições internacionais. O veterano do San Antonio Spurs sofreu a lesão ao longo dos playoffs e, segundo a imprensa argentina, ainda vem sentindo dores no local durante os treinos da seleção.
De acordo com o site San Antonio Express-News, o Spurs já havia informado Ginobili de que sua participação no Mundial estava vetada há alguns dias, por meio de uma carta. A franquia exerceu uma cláusula existente no contrato entre as partes depois dos últimos exames do atleta terem sido considerados “inconclusivos” sobre sua integridade física.
Os texanos vetam a presença do argentino na Copa do Mundo com as Olimpíadas de 2008 na memória. Na época, o ala-armador contundiu o tornozelo nos playoffs e agravou a situação na semifinal em Pequim. Ele teve que passar por cirurgia no local logo em seguida, disputaria só 44 partidas na temporada seguinte e não atuou nos playoffs.
A ausência de Ginobili, um dos líderes da “geração de ouro” argentina, é um duro golpe nas pretensões de uma seleção com referências, em geral, veteranas. Os “hermanos” estão no grupo B da Copa do Mundo FIBA, disputando vaga contra a Croácia, Grécia, Filipinas, Porto Rico e Senegal.