E, para variar, o San Antonio Spurs está garantido nos playoffs. A equipe texana não precisou nem entrar em quadra neste sábado para assegurar a vaga entre os oito melhores times do Oeste, ajudada pela vitória do Houston Rockets sobre o Sacramento Kings. Assim, o time chegou à 22ª classificação consecutiva para a pós-temporada e igualou recorde de quase cinco décadas na liga.
“Nós estamos empolgados com essa classificação. Todas as equipes vivem altos e baixos ao longo da campanha, classificando ou não aos playoffs, mas não ficamos pensando nisso. Nunca nos importou os ‘se’. Simplesmente entramos em quadra, jogamos sem lamentar as ausências e chegamos lá”, exaltou o treinador Gregg Popovich, fazendo clara referência à lesão do jovem Dejounte Murray.
O recorde agora é dividido pelo Spurs e o Syracuse Nationals/Philadelphia 76ers, que também conseguiu 22 classificações seguidas aos playoffs entre 1950 e 1971. O Nationals/Sixers obteve 980 vitórias de 1.662 partidas (58.96% de resultados positivos), chegou a quatro finais e ganhou dois títulos no período. O desempenho do Spurs em sua sequência, por sua vez, foi superior: foram 1.224 triunfos em 1.751 jogos (69.90%), com seis finais e a conquista de cinco anéis.