As transmissões da NBA para o Brasil terão mudanças para a temporada 2023/24, já que o SporTV e a TNT não terão direito de exibir jogos. De acordo com o portal “Notícias da TV”, do UOL, o Amazon Prime Video ficará com o pacote que pertencia às emissoras, além do influenciador, Gaules, que também deixará de passar a liga americana de basquete.
Então, após oito anos, a Globo não vai mais exibir partidas da principal liga de basquete do mundo. Da mesma forma, a emissora da Warner Bros. Discovery também. Portanto, os últimos jogos da NBA com transmissão do SporTV e TNT aconteceu na segunda-feira (29), com a partida decisiva das finais da Conferência Leste entre Miami Heat e Boston Celtics.
Ainda segundo o UOL, a Globo sequer abriu negociações com a liga americana para seguir com os direitos para a próxima temporada. No entanto, a NBA estaria aberta a ouvir propostas, caso fosse do interesse da empresa.
A Globo, aliás, acredita que a NBA não é mais um produto interessante para o seu canal de esportes. Prova disso foram os investimentos recentes feitos em outros esportes. A emissora comprou eventos como WSL (World Surf League), além de melhorar seu catálogo no vôlei brasileiro. Outra aposta do conglomerado comandado por Roberto Marinho é o tênis, com os direitos de Roland Garros, por exemplo. No basquete, a aposta foi no retorno do NBB.
Vale lembrar que as transmissões do SporTV, TNT e Gaules eram vinculadas à Budweiser. O pacote contemplava 45 partidas que foram distribuídas ao longo de 2022/23 para os três canais. Agora, esse mesmo conjunto de jogos será de posse da Amazon, que pagou mais caro para ter os direitos.
Leia mais!
- Público do Brasil está bem servido com as transmissões da NBA na TV
- RedeTV! está perto de adquirir direitos de transmissão de jogos da NBA
- Onde assistir Finais da NBA: Miami Heat x Denver Nuggets – Jogo 1
TV aberta
Outra mudança pode acontecer no canal aberto. A Band, que foi responsável pelas transmissões nos últimos anos, pode deixar a parceria. A NBA, afinal, quer manter a visibilidade em nível nacional. Por outro lado, a emissora não parece interessada.
Isso porque o basquete americano estaria dando pouco retorno para a Band. Sua média de audiência é de apenas um ponto no Ibope. Esse número, então, vale pouco mais de 700 mil pessoas no estado de São Paulo. Além disso, o quarto confronto entre o Denver Nuggets e Phoenix Suns conseguiu apenas 0.8 pontos na estatística, ficando atrás da TV Gazeta.
Esse fracasso, portanto, pode estar ligado ao jeito que a Band trata a NBA. Na temporada regular, o canal transmitiu 24 partidas. No entanto, era comum elas começarem atrasadas, não sendo em tempo real, ou até não serem finalizadas.
Assim, a NBA e o canal intensificarão conversas nas próximas semanas. Caso o acordo seja rompido, a RedeTV! aparece como favorita a adquirir os direitos. O canal já tem experiência com os esportes americanos. Afinal, já transmite jogos da NFL há duas temporadas. O Super Bowl, que é a final do campeonato de futebol americano, foi televisionado para todo o Brasil.
ESPN
Por outro lado, a ESPN seguirá com seus direitos garantidos. Principal canal para transmissões da NBA há anos, a empresa da Disney seguirá exibindo a liga americana de basquete em 2023/24.
Ou seja, para a próxima temporada, os brasileiros devem passar de cinco para três opções de transmissões. A NBA já está garantida no Amazon Prime Video, ESPN e resta apenas a definição do canal aberto.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA
Instagram
Twitter
Facebook
Grupo no Whatsapp