Representantes do Sindicato dos Jogadores e do comitê dos donos de franquias da NBA vão retomar as negociações por um novo acordo coletivo de trabalho na tarde desta sexta-feira, em Nova York. O encontro, que dá continuidade às discussões realizadas na última quarta-feira (28), deve se estender pelo fim de semana.
As reuniões ganharam caráter decisivo após uma fonte próxima do comissário David Stern, presidente da liga, ter afirmado que jogos da temporada regular serão cancelados caso não haja avanços substanciais nas conversas entre as duas partes dentro das próximas 72 horas.
Embora o porta-voz da NBA, Tim Frank, tenha desmentido a informação, as declarações de Stern depois do encontro de quarta deixaram lacuna para especulações. “Estou focado em juntar as duas representações e ver se podem ou não chegar a um acordo para termos uma temporada. Isso é o que está em risco neste fim de semana”, disse o executivo.
Diferente do ocorrido em reuniões anteriores, quando apenas os líderes dos comitês estavam presentes, os dois lados estarão “reforçados” para as negociações deste fim de semana. É esperado que 15 donos de franquias e alguns dos principais astros da NBA (entre eles, LeBron James, Dwyane Wade, Chris Paul e Kevin Durant) estejam em Nova York para participar do evento.
Ainda na quarta, Stern revelou que donos de franquias e jogadores não estão próximos de um acordo. No entanto, o próprio comissário admitiu que, nos bastidores, existe a confiança de que as duas partes possam encontrar um ponto de concordância a tempo de manter a temporada regular 2011-12 intacta.