Sixers será o primeiro time a tomar virada após liderar por 3 a 0 nos playoffs da NBA?

Time de Philadelphia ainda lidera série e terá duas opotunidades de se classificar para as semifinais do Leste

Sixers virada playoffs nba Fonte: Vaughn Ridley/AFP

O Philadelphia 76ers vinha atropelando o Toronto Raptors na série do Leste, mas Joel Embiid se machucou. Depois disso, o Raptors venceu duas “com as costas na parede”. Será o Sixers o primeiro time a tomar uma virada após liderar por 3 a 0 nos playoffs da NBA? O fato seria inédito em 75 anos de liga, mas existe mesmo tal possibilidade? A derrota na noite de segunda-feira, em casa, foi por 103 a 88.

Bem, antes de qualquer coisa, é preciso analisar o que o 76ers fez desde a troca que realizou por James Harden. Em 21 jogos por sua nova equipe, Harden esteve presente em 14 vitórias (66.7% de aproveitamento), o que é um número bastante razoável. Daria, por exemplo, o primeiro lugar na conferência Leste. Portanto, passa longe de ser ruim.

Publicidade

Mas não para por aí.

Há menos de um mês, o Sixers tinha o melhor offensive rating, o melhor defensive rating e um plus/minutos de +89 em 295 minutos com Embiid e Harden juntos.

Então, sim, o Sixers ficou melhor em números absolutos e avançados.

Antes do início dos playoffs, o site Sporting News divulgou um ranking com os 30 melhores jogadores da NBA na atualidade. Embiid (quarto) e Harden (décimo) fizeram parte do top 10.

Publicidade

Afinal, o que está acontecendo?

Cole Burston/AFP – Joel Embiid utiliza proteção no dedo polegar lesionado

Eu tenho, pelo menos, três explicações para as duas vitórias seguidas do Toronto Raptors.

Primeiro, a lesão no dedo polegar de Joel Embiid. O pivô está visivelmente abalado pela contusão. Embora ele tenha feito 20.5 pontos nas duas derrotas, isso não é nada perto do que ele tem capacidade para fazer. Se na temporada regular ele fez 30.6, é esperado que nos playoffs seus números melhorem, certo?

Publicidade

Talvez, para uma boa parte dos astros da NBA, sim. Mas não no caso de Embiid. Em 39 partidas na fase de mata-matas na carreira, o camaronês possui médias de 24.3 pontos e um aproveitamento de 46.7% nos arremessos, enquanto na fase regular, ele registra 26.0 pontos e 49% de aproveitamento.

Então, existem as duas coisas ao mesmo tempo com Embiid: a lesão e a queda de rendimento nos playoffs.

Depois, tem o fato de chegar ao time a pior versão de James Harden. Ele ainda é um astro, mas seu ano, num todo, foi abaixo dos anteriores. Para quem esperava ele ter uma explosão nos números em Philadelphia, caiu do cavalo. Harden não lembra aquele jogador explosivo que um dia foi.

Publicidade

Por fim, do outro lado tem um time bem treinado por Nick Nurse, que comete poucos erros de ataque e rouba muitas bolas, mesmo que não se destaque em rankings de estatísticas avançadas em modo geral. Isso, com um Fred VanVleet, que foi ao Jogo das Estrelas, bem abaixo do esperado e que sequer atuou na noite de segunda-feira, por lesão.

Existem outras coisas…

De novo, vamos falar de Harden e Embiid.

O jogo de ambos é de partir para a cesta, então eles vão levar muitas faltas. Todavia, nos playoffs, não é qualquer falta que é marcada. Os lances livres tentem a diminuir um pouco na atual fase. Portanto, de forma natural, eles perdem uma das melhores características. Na temporada regular, Harden teve 8.9 lances livres cobrados pelo Sixers, enquanto Embiid foi 11.8 por partida (somados, eles produziram 17.9 pontos por jogo). Já nos playoffs, o armador possui 7.2 e o pivô tem 9.8 (somados, fizeram 14.2). Só nisso, tem uma diferença de quase quatro pontos a menos.

Publicidade

Agora, a parte física.

Uma temporada regular tem 82 jogos. Embiid jogou, no máximo, 68. E foi em 2021-22. Harden, por outro lado, teve quatro anos com 80 partidas ou mais, mas fez 44 em 2020-21 e 65 em 2021-22. Ou seja, eles estão esgotados e machucados.

O problema de Embiid todo mundo sabe, mas Harden vem jogando com o músculo da coxa machucado. Esteve muito próximo de “estourar”, o que explica a falta de explosão.

Publicidade

Em cinco jogos nos playoffs de 2022, o pivô possui média de 24.8 pontos (30.6 na fase regular), enquanto Harden faz 18.4 (21.0 pelo Sixers na temporada). A diferença é grande. Para não tomar uma virada histórica nos playoffs da NBA, o Sixers vai ter de encontrar alternativas.

Póximos jogos

O Philadelphia 76ers ainda pode vencer a série, sem dúvida alguma. Em termos de talento, o Sixers não é só Joel Embiid e James Harden. Tem um Tyrese Maxey, que foi muito bem nos primeiros jogos dos playoffs, jogadores experientes, como Tobias Harris e Danny Green e um ótimo defensor, que só pode jogar nas partidas em casa (Matisse Thybulle).

Publicidade

Na próxima quinta-feira, o 76ers vai até Toronto para o sexto jogo da série. Ainda que perca, o time terá uma última chance, em seus domínios, no próximo sábado.

Claro que o Sixers ainda é o favorito a passar de fase, mas o sinal está amarelo para uma eventual virada nos playoffs da NBA.

Leia mais!

Sixers confirma lesão e Joel Embiid fará cirurgia após playoffs
“Aquele Harden do Rockets não existe mais”, dispara analista
Vaiado, Kyrie Irving mostra dedo para torcida do Celtics

Publicidade

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA: 

Publicidade

Instagram
Twitter
Facebook
Grupo no Whatsapp
Canal no Telegram
BR4BET

Últimas Notícias

Comentários