Agora está confirmado: Bryan Colangelo é o novo “homem-forte” do basquete do Philadelphia 76ers. A franquia anunciou a chegada do dirigente para assumir a presidência de operações do time na tarde deste domingo, ocupando o cargo que era ocupado por Sam Hinkie. Bryan é filho de Jerry Colangelo, diretor de operações da equipe desde dezembro do ano passado.
“Eu quero ser bem claro que não estou aqui para acabar com o processo. Os três últimos anos, com Sam, foram um sucesso e a organização está pronta para dar um grande salto por conta de seu trabalho e visão. Considero-o uma das mentes mais brilhantes em nossa liga”, afirmou o novo presidente, apostando que o trabalho do antecessor será bem aproveitado.
Hinkie deixou o cargo na última quinta-feira, apresentando carta de demissão de 13 páginas em que alegava não ter mais autonomia e apoio da alta cúpula do Sixers para tomar decisões. Rumores apontam que o ex-GM enxergava Jerry Colangelo como um inimigo dentro da organização. Em sua gestão, a equipe da Pensilvânia ganhou apenas 47 de 195 jogos disputados.
O dono da franquia, Josh Harris, disse ter se decepcionado com a decisão de Hinkie e não ter tido qualquer tipo de participação na saída do executivo de 38 anos. “Eu não forcei a saída de Sam e nunca perdi a fé em seu trabalho. A partir de agora, o que posso garantir é que já estamos preparados para investir em reforços para vencer”, assegurou o empresário.
Bryan Colangelo, de 50 anos, é um dos três dirigentes a ter conquistado prêmios de melhor executivo da NBA por dois times diferentes. Ele conquistou a honraria em sua primeira temporada como gerente-geral do Phoenix Suns (2005) e voltou a ser premiado por seu trabalho à frente do Toronto Raptors (2007). Seus times somam 11 participações em playoffs e quatro títulos de divisão.