O comissário da NBA, Adam Silver, afirmou nesta quinta-feira que os proprietários das franquias concordaram em manter o formato atual do sistema de loteria da liga por tempo indeterminado.
Atualmente, a equipe com pior campanha na temporada regular tem a maior probabilidade de ser sorteada para a primeira escolha do draft. As constantes suspeitas de que algumas franquias teriam interesse em vencer poucos jogos para aumentar a chance de uma escolha alta levaram ao debate sobre possíveis mudanças no sistema de recrutamento dos novatos.
Segundo Silver, tais ideias serão arquivadas, talvez por anos, porque os proprietários querem determinar o impacto do novo acordo com as emissoras de TV no equilíbrio da competição. O teto salarial da NBA, que atualmente está em torno de US$ 70 milhões, ficará perto dos US$ 90 milhões já a partir da próxima temporada.
“Há um reconhecimento de que a loteria é apenas um aspecto de como construir uma equipe”, falou Silver ao Boston Globe. “Com a entrada dos recursos da televisão na próxima temporada e o grande aumento do teto salarial, os proprietários concluíram que, embora seja necessário revisar o sistema de loteria, vamos analisar a Liga como um todo após a entrada dessas somas de dinheiro.”
Em 2015, o Minnesota Timberwolves, time de pior campanha na temporada, teve a primeira escolha no draft. Antes, porém, o Orlando Magic, na temporada 2003/2004, havia sido a última equipe a sair premiada com a escolha inicial no sorteio após ter tido o pior histórico na temporada regular.