O Miami Heat anunciou a aposentadoria da camisa 40, utilizada por Udonis Haslem, para janeiro. Com isso, o ex-pivô da franquia será apenas o sexto condecorado com a honra em Miami. O quinto, no entanto, a passar pela franquia. Isso porque Michael Jordan também teve seu número aposentado na equipe, mas nunca sequer vestiu a camisa da Flórida, sendo algo que Shaquille O’Neal condena.
“Eu odeio o fato de que eles aposentam as camisas de outros. Espero não estar desrespeitando ninguém com esse termo”, declarou O’Neal.
Segundo Shaquille O’Neal, não é justo Michael Jordan receber a honra, sendo que nunca jogou pela franquia. O lendário pivô também mencionou o caso de Bill Russell. Afinal, depois que o ídolo de Boston Celtics morreu, a NBA decidiu aposentar a camisa 6 em todos os times.
“Isso é nosso. Isso é o que construímos. Michael Jordan nunca jogou pelo Heat. Bill Russell nunca jogou pelo Heat. Eles construíram sua história por Chicago e Boston”, disse O’Neal. “Mas essa coisa de Miami? Eu fui um dos que conquistou um campeonato… isso é nosso. Então, pessoalmente, não gosto disso”, completou.
De fato, a crítica ao Heat por aposentar o número de Jordan faz sentido. Afinal, não foi um movimento geral, como o de Russell. Assim, apenas Miami e o Chicago Bulls, onde o ala fez história, decidiram por pendurar o número.
Reconhecimento
Apesar de criticar a aposentadoria da camisa, Shaq reconhece os feitos de Jordan no basquete. Em 2021, por exemplo, declarou o quanto se orgulha de ter sido o último a bater o camisa 23 em uma série de playoffs. O feito aconteceu nas semifinais da Conferência Leste de 1995, quando o Orlando Magic derrotou o Chicago Bulls em seis jogos. Na ocasião, Jordan acabara de voltar de sua aventura no beisebol e teve que encarar uma equipe liderada por O’Neal e Anfernee Hardaway.
“Tenho orgulho de ser o último cara a vencer Michael Jordan em um playoff. Todo mundo vai dizer que ele voltou do beisebol, mas no ano seguinte nos enfrentamos de novo e eles nos demoliram. Garantiram que não ganhássemos um jogo. Ele até podia estar enferrujado no beisebol, mas não quer dizer que estava mal”.
Após eliminar o Bulls, o time de Orlando venceu o Indiana Pacers em sete jogos, pela final do Leste. Com isso, chegou à sua primeira final de NBA. Mesmo com os feitos históricos – eliminar Jordan e disputar a série mais importante da franquia – Shaq e companhia não foram páreos para o Houston Rockets de Hakeen Olajuwon e Clyde Drexler e acabaram varridos em quatro jogos.
Leia mais sobre Shaquille O’Neal!
- Shaquille O’Neal: “Stephen Curry é um dos melhores da NBA”
- Shaquille O’Neal defende Giannis Antetokounmpo de críticas
- Em disputa com LeBron James, Shaquille O’Neal “demarca território” em GP de Las Vegas
Na temporada seguinte, em 1996, Jordan e Shaq voltaram a se enfrentar, mas dessa vez nas finais de Conferência. Entretanto, o resultado foi bem diferente. Com um time mais preparado, o Bulls venceu em quatro jogos e iniciou sua trajetória para mais um tri campeonato da liga. Apesar da derrota amarga, acreditava-se que o Magic poderia render mais e bater de frente à franquia de Illinois. Contudo, essa chance não foi dada. Em 1997, O’Neal se transferiu para o Los Angeles Lakers, onde conquistou três títulos.
“Nós definitivamente poderíamos ter conseguido um título. O problema em Orlando era que, quando você é jovem e bobo, você busca coisas inúteis. Quando eu cheguei lá, eu era o homem, mas quando Penny [Hardaway] chegou, ele pensou que era o cara. Nós estávamos lutando por coisas que não faziam sentido. Um ano antes de eu sair, Penny queria ganhar mais dinheiro, o que está bom para mim. Eles deram a ele, mas quando chegou minha hora, eles desapareceram”, lamentou Shaq.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA