A temporada 2023/24 da NBA começou há pouco mais de uma semana, mas alguns jogadores já decepcionam. Então, o Jumper Brasil preparou uma lista com sete nomes que estão muito abaixo do que se imaginava. E tem muita gente importante aqui.
Scoot Henderson
Começamos pelo calouro Scoot Henderson, do Portland Trail Blazers. Embora ele seja muito jovem e o time não tem pressa alguma para o armador se desenvolver, seus primeiros jogos foram um show de horror. Apesar de ele se machucar justamente na partida que vinha bem, Henderson está longe do que a gente acreditava. Terceira escolha do Draft, o atleta vem tendo problemas sérios na organização do Blazers.
Primeiro, seus arremessos são de qualidade duvidosa ou com uma seleção pior ainda. Depois, são muitos erros de quadra.
Sim, Henderson tem visão, bom passe, mas precisa ter mais cuidado. Até o momento, ele possui 23 assistências, mas são 20 turnovers. Ou seja, apenas 1.15 passe decisivo para cada desperdício. É horrível. Definitivamente, ele é um dos jogadores que decepcionam no início da temporada 2023/24 da NBA.
Estatísticas: 8.8 pontos, 4.6 assistências, 34.6% de aproveitamento em arremessos gerais, 9,5% em três pontos, 4.0 erros de ataque
Julius Randle
Alguém precisa avisar a Julius Randle que existe outro tipo de arremesso, além do de três pontos. E com urgência. O duas vezes All-Star vem fazendo um papel vergonhoso no New York Knicks na atual campanha. Claro que ele pode ser melhor, mas são seis jogos com aproveitamentos muito abaixo do que dá para fazer. Até aqui, ele converteu somente nove das 40 tentativas do perímetro. Ou seja, acertou só 22.5%.
Eu sei, Henderson não acertou nem 10%, mas ele acabou de chegar na NBA. Então, os 22.5% de Randle são muito difíceis de entender.
No jogo contra o Milwaukee Bucks, por exemplo, Randle abusou de escolher arremessos ruins no primeiro tempo. Assim, ele tinha três acertos em 15 tentativas. Mas na segunda etapa, ele foi menos um no ataque porque sua confiança foi para o ralo. Terminou com cinco bolas convertidas em 20. Ruim, não?
Estatísticas: 13.7 pontos, 10.5 rebotes, 5.2 assistências, 27.1% de aproveitamento em arremessos gerais, 22.5% em três pontos, 61.7% em lances livres
LaMelo Ball
Tudo bem. LaMelo Ball está vindo de lesão, mas ele esqueceu a mira na offseason? Seu aproveitamento, sobretudo de três pontos, está uma lástima. Mas LaMelo está aqui porque é um cara que acertou 37.6% em 2022/23 e 38.9% em 2021/22. Ninguém espera que ele tenha um índice alto nos arremessos gerais, até porque seu volume é muito grande e, convenhamos, é o Charlotte Hornets. Ele tem que arriscar mesmo. Apesar de tudo, ele tem 8.0 assistências, o que é um alento.
Falta tudo no Hornets, então ele tem que tentar resolver, pois é o maior talento ali. Só que Ball “tem caixa” para mais. A gente sabe que ele é um dos melhores jogadores de sua posição na NBA para a temporada 2023/24. De novo, mesmo vindo de lesão.
Mas tem espaço para melhorar.
Estatísticas: 15.5 pontos, 8.0 assistências, 4.8 rebotes, 30.5% de aproveitamento em arremessos gerais, 26.7% em três pontos, 3.3 erros de ataque
Kyle Lowry
Kyle Lowry é um dos grandes nomes da NBA na última década. Foi All-Star, campeão, ótimo defensor, um líder. Mas o que está acontecendo com ele no Miami Heat? Tudo bem não ser primeira, segunda ou terceira opção ofensiva, mas fazer 5.5 pontos, menos da metade da última temporada, é um absurdo. E nem é pelo tempo de quadra, que está em cerca de 30 minutos por partida. É só que ele simplesmente não existe mais nos arremessos.
Também, não é por conta do aproveitamento, pois ele faz ótimos 39.1% em três pontos. Lowry só não tem mais espaço no Heat para arremessar. Afinal, são apenas 4.8 tentativas gerais em seis jogos.
Portanto, a culpa nem é tanto dele. As jogadas só parecem que não estão sendo mais desenhadas para que ele pontue.
Estatísticas: 5.5 pontos, 4.7 assistências, 4.0 rebotes, 1.5 roubo de bola, 39.1% em três pontos, 4.8 tentativas de arremessos
Leia mais
- “Bucks precisa ser um time melhor agora”, cobra Giannis Antetokounmpo
- Saiba quando James Harden vai fazer sua estreia pelo Clippers
- Com problemas, Heat deve tentar trocar Kyle Lowry
Austin Reaves
É verdade que Austin Reaves deu sinais de recuperação no jogo contra o Los Angeles Clippers, mas é inegável que o ala-armador está bem abaixo do que se esperava. Após ser um dos destaques na segunda metade da última temporada, Reaves foi um dos grandes alvos da agência livre. Acabou ficando no Los Angeles Lakers, mas por um valor até mais baixo do que os rumores indicavam.
De qualquer forma, ele representou a seleção dos EUA na Copa do Mundo e saiu de lá como um dos principais nomes de um time que fracassou. Reaves foi bem mesmo. Mas seu início em 2023/24 não é bom. Longe disso.
Apenas como comparação, Reaves produziu 17.6 pontos, 5.5 assistências e acertou 44.3% após a parada para o All-Star Game de 2022/23. Agora, ele possui números apenas ruins e vem tendo menos toques na bola no ataque.
Estatísticas: 11.0 pontos, 4.4 rebotes, 3.4 assistências, 1.4 roubo de bola, 34.5% de aproveitamento em arremessos gerais, 21.1% em três pontos
Pascal Siakam
Bem, o Toronto Raptors passou por mudanças em 2023/24, então é natural que alguns jogadores tenham desempenho diferente de uma temporada para a outra na NBA. E não é diferente com Pascal Siakam e o time canadense.
Sem Fred VanVleet, que foi para o Houston Rockets, Dennis Schroder é o novo armador. E a equipe tem novo técnico, após a ida de Nick Nurse para o Philadelphia 76ers. Assim, Darko Rajakovic assumiu o comando. Ou seja, Siakam teve de se adaptar.
Agora, o dono da bola lá é Scottie Barnes. E se não é Barnes cuidando do ataque, é Schroder. Então, é natural que ele tenha queda aqui e ali.
Siakam dividia a organização ofensiva com VanVleet, enquanto Barnes se desenvolvia. Mas em 2023/24, ele tem menos toques na bola e menos chances de pontuar. Até aqui, Siakam arremessa 4.3 vezes a menos do que em 2022/23. A queda acontece nas tentativas, mas o aproveitamento de quadra também caiu. Ele tinha 48% e está com 44.7%.
Depois de quatro temporadas acima dos 20 pontos e sete rebotes, Siakam decepciona neste início.
Estatísticas: 16.7 pontos, 6.2 rebotes, 4.7 assistências, 34.4% em três pontos
Karl-Anthony Towns
Alguns números mentem, tá? Pergunte ao torcedor do Minnesota Timberwolves o quanto ele está feliz com Karl-Anthony Towns, por favor. Faça isso. Ele vê todos os jogos. E, por enquanto, Towns é uma grande, uma enorme decepção.
Towns já não é um bom defensor, então quando ele tem problemas com o aproveitamento nos arremessos, aí você tem um problema sério. Na verdade, dois. Mas aí lembra que Naz Reid está “voando” e tem pouco espaço no time. Difícil, não?
O “melhor pivô arremessador da NBA”, como ele gosta de se intitular, tem só 23.8% de aproveitamento em três pontos no momento. Eca.
Mesmo com o maior número de arremessos por jogo na carreira (18.3), Towns faz apenas 17.0 pontos. E calma. Lá vem o pior: 37% de aproveitamento em arremessos gerais. São só 42.3% nos de dois pontos, enquanto ele tem 57% na carreira. Ou seja, um lixo.
Estatísticas: 17.0 pontos, 9.5 rebotes, 3.0 assistências, 37% de aproveitamento nos arremessos gerais, 23.8% em três pontos
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA