O pivô Nikola Jokic será anunciado, de forma oficial, como o melhor jogador da temporada pela segunda vez consecutiva. No entanto, para o jornalista Marcus Hayes, do Philadelphia Enquirer, Joel Embiid foi roubado no prêmio de MVP. Embora ainda os votos ainda não tenham sido divulgados, o repórter Adrian Wojnarowski, da ESPN, confirmou o resultado.
“Joel Embiid foi roubado no MVP de novo, acostume-se com isso”, disse Hayes. “Será uma corrida de dois cavalos pelos próximos cinco anos, mas para vencer, Embiid terá de ter uma performance melhor que Rich Strike [vencedor do Kentucky Derby]. Por exemplo, nesta temporada, ele foi o melhor jogador do time, o pivô mais versátil da história e o cestinha”.
Uma das críticas dos defensores do prêmio para Embiid é que o Denver Nuggets foi o sexto colocado na conferência Oeste, enquanto o Philadelphia 76ers obteve a mesma campanha que o segundo colocado no Leste. Entretanto, a narrativa de Jokic seria melhor, pois conseguiu levar um elenco sem outros dois cestinhas, lesionados, aos playoffs de forma direta. Além disso, o jogador de Denver liderou todas as estatísticas avançadas.
“Jokic é um jogador ofensivo inigualável”, afirmou. “Ele é um melhor passador e arrremessador que Embiid, mas o pivô de Philadelphia é superior, tem mais força, faz melhores movimentos para a cesta, melhor em transição. Defensivamente, então, o abismo é enorme. O que siginifica, em totalidade, que Embiid é melhor. Ele faz coisas que Jokic não consegue. Ele é uma combinação de Shaquille O’Neal, Hakeem Olajuwon e Dirk Nowitzki. Em suma, Jokic é Larry Bird, cinco centímetros mais alto e 23 quilos mais pesado”.
Leia mais!
Nikola Jokic é eleito MVP pelo segundo ano seguido
Barkley: “Sixers vai se arrepender de troca por James Harden”
“Se pudesse escolher, Embiid seria o MVP”, afirma Durant
A qualidade defensiva de Jokic, de fato, é questionável quando se compara com Embiid. Hayes acredita que as pessoas que votam não conseguem ver tal diferença ser impactante o bastante.
“Vamos pegar o jogo 4 das semifinais de conferência, por exemplo”, disse. “Trocas forçaram Embiid a marcar armadores do Heat duas vezes no domingo. Na primeira, contra Victor Oladipo, ele forçou um jump ball. Na segunda, ele forçou Tyler Herro a jogar a bola para fora. Você nunca vai ver algo do tipo com Jokic. Isso é injustiça e ignorância”.
Por fim, o jornalista descarta qualquer chance de o jogador do Sixers vencer o prêmio em algum momento. Para Hayes, Joel Embiid continuará sendo roubado no MVP nos próximos anos.
“Então, sim. Tem sempre o próximo ano, certo? Vá sonhando. Giannis Antetokounmpo venceu o MVP em 2019 e 2020 e, para qualquer um que conheça basquete ou esteja construindo um time, ele merecia muito mais que Jokic este ano, também. Além do mais, o time de Antetokounmpo foi o campeão no ano passado. Ele só tem 27 anos, assim como Jokic. Embiid tem 28. Enquanto os dois vão brigar por novas premiações, Embiid vai ficar olhando de longe”, concluiu.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
Siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA:
Instagram
Twitter
Facebook
Grupo no Whatsapp
Canal no Telegram