Jimmy Butler finalmente foi trocado
Após semanas dominando o noticiário especulativo da NBA, Jimmy Butler e o Minnesota Timberwolves finalmente chegaram a um ponto final em sua relação. O All-Star foi trocado para o Philadelphia 76ers, junto com Justin Patton, por Dario Saric, Robert Covington, Jerryd Bayless e uma escolha de segundo round no Draft de 2022.
A transação teria tido o aval de Butler, que estaria aberto a renovar com o Sixers na próxima offseason. A equipe de Philadelphia fez um excelente negócio. Se esperasse a offseason, provavelmente não seria uma das primeiras opções do atleta. Agora, terão quase que uma temporada inteira para convencê-lo a ficar, repetindo táticas de Oklahoma City Thunder com Paul George, no ano passado, e Toronto Raptors com Kawhi Leonard, nesta temporada.
Uma defesa com Joel Embiid, Jimmy Butler e Bem Simmons promete ser duríssima para qualquer um que enfrente o time da Philadelphia nos playoffs. Saric e Covington eram jogadores importantes na rotação, mas a leitura do Sixers foi no sentido de que é muito mais fácil repor jogadores como eles do que contratar alguém do peso de Jimmy Butler.
O time não deve parar por aí e novos movimentos são esperados, especialmente para melhorar o espaçamento do time, que já era um problema desde o começo da temporada, já que o time vem sentindo muito as saídas de Marco Belinelli e Ersan Ilyasova neste quesito.
Kyle Korver (Cleveland Cavaliers), que jogou os quatro primeiros anos da carreira em Philadelphia, seria o principal alvo da equipe, que já teria tentado adquiri-lo na última offseason. Courtney Lee (New York Knicks) é outro atleta por quem o Sixers manteve conversas recentemente.
Para o Minnesota Timberwolves, olhando o valor de face, a troca não parece tão boa. Mas dadas as condições em que o time foi obrigado a lidar com a troca, é um retorno satisfatório. O grande ponto de interrogação é se Tom Thibodeau vai saber utilizar Dario Saric. O croata é um atleta muito talentoso e polido, mas de estilo contrário ao que historicamente o treinador gosta e melhor utiliza. Caso Thibodeau não consiga extrair o melhor de Saric, a troca pode acabar parecendo pior no futuro.
Carmelo Anthony: futuro em risco?
Depois de várias atuações abaixo da crítica pelo Houston Rockets, atleta e franquia passaram a discutir seu futuro juntos enquanto ele se recupera de uma doença. O Rockets vem patinando na temporada, contrariando as altas expectativas sobre o time que, em 2017-18, fez a melhor campanha da história da franquia. Anthony vem sendo culpado pelos insucessos do time, mas de maneira muito injusta. O time perdeu peças importantes do sistema de jogo e do balanço defensivo, áreas nas quais ninguém poderia esperar que ele contribuísse.
Caso o time continue a alcançar resultados abaixo do esperado, o GM Daryl Morey deve começar a trabalhar no mercado. Se, neste contexto, Carmelo Anthony acabar dispensado, a continuidade da carreira do atleta fica em cheque, devido a duas temporadas seguidas de más atuações. Nos cabe torcer para que este não seja o fim de Carmelo Anthony, pois um jogador de sua estatura mereceria uma aposentadoria mais digna.
Terry Rozier: de astro em ascensão a reserva ofuscado
Muito se falou nos últimos dias sobre a situação do armador Terry Rozier no Boston Celtics. Depois de surgirem boatos sobre o descontentamento do atleta com seu papel no time, tanto ele como o GM Danny Ainge agiram rápido para desmentir qualquer especulação e garantiram que nenhuma das partes deseja encontrar um novo caminho no momento.
A situação, porém, realmente parece destinada a um rompimento futuro. Pode não ser agora, mas o cenário para Rozier no Celtics piorou bastante. Estrela dos últimos playoffs, titular graças à lesão de Kyrie Irving, ele impressionou na campanha que levou o Celtics a um jogo das finais da NBA. Com boatos de que Irving poderia deixar o time em 2019, quando seu contrato acaba, Rozier passou a ser visto como substituto natural caso isso acontecesse. Irving, no entanto, reafirmou seu desejo de renovar com o Celtics no começo da atual temporada, reduzindo o papel atual e a expectativa de futuro de Rozier no time.
Ele é agente livre restrito no final da temporada, e certamente receberá ofertas altas numa offseason em que o teto salarial deve aumentar em torno de 10%. O Celtics monitora esta situação e não fecha os olhos para a possibilidade de perder o atleta sem qualquer retorno na offseason, e é por isso que uma troca pode acabar sendo o caminho.
Dentre os maiores interessados, segundo o site The Athletic, estaria o Phoenix Suns. O time precisa de um armador para se juntar ao núcleo jovem de Devin Booker, Deandre Ayton e Josh Jackson. O talentoso Rozier, de 24 anos, seria um perfil muito interessante para este objetivo.
Por Ricardo Romanelli