https://www.youtube.com/watch?v=KzfDV7XVLOM
O Chicago Bulls sofreu sua quarta derrota nos últimos cinco jogos de uma forma especialmente decepcionante. A equipe esteve à frente em boa parte do confronto com o Dallas Mavericks, neste sábado, e chegou ao minuto final perdendo por só dois pontos. Um erro de passe de Derrick Rose com 58 segundos para o final, na posse que poderia ter empatado a partida, acabou com as chances do time vencer fora de casa. O armador saiu de quadra devastado pelo turnover derradeiro.
“Eu acho que perdi a partida com aquele passe errado. Nós estávamos dois pontos atrás e cometi o erro. O defensor saltou no momento certo, mas preciso passar a bola melhor em uma situação decisiva. Era um momento tão crucial do jogo que é impossível não se sentir mal. Sinto-me péssimo. Sinto-me péssimo porque perdi uma partida para meu time”, lamentou Rose, que, logo em seguida, desperdiçaria outra posse ao estourar o tempo para a cobrança de um lateral.
O técnico Fred Hoiberg entendeu a decepção do comandado, mas não vê motivos para seu enorme autocriticismo depois de um “acerto que deu errado”. “Derrick tomou a decisão certa. Pau [Gasol] estava livre na linha do lance livre e só não conseguimos completar a jogada. Ele fez um excelente trabalho em lances bem parecidos a noite inteira e, infelizmente, o mais importante deles não funcionou. Mas, de qualquer forma, Derrick tomou a decisão correta”, garantiu.
Buscando exercer uma maior liderança em Chicago, o astro Jimmy Butler eximiu Rose de culpa ao trazer para si parte da responsabilidade pelo resultado negativo. “Se a derrota será atribuída a alguém, eu sou o culpado. Cometi cinco erros de ataque, não acertei os arremessos nos momentos finais. Não fiz o que deveria. Derrick cumpriu suas funções e, definitivamente, não possui culpa. Eu posso garantir isso a todos”, relativizou o ala-armador.
O ala-pivô Taj Gibson encerrou a discussão e deu fim à “caça às bruxas” durante as entrevistas pós-jogo de uma forma simples: apontando o dedo para o elenco inteiro. “Nós não buscamos culpados aqui. Todos têm parcela de responsabilidade e poderiam ter feito algo diferente, melhor, para ajudar-nos a vencer. Derrick está fazendo o que um líder faz: assume a culpa nos jogos complicados. Mas somos uma família e perdemos todos juntos”, finalizou.
Rose, Butler e todos os “culpados” voltam à quadra em busca de reabilitação nesta segunda-feira, quando o Bulls receberá o Toronto Raptors. Vice-líder até uma semana atrás, a franquia de Chicago agora ocupa o terceiro lugar da divisão Central e a sexta posição da conferência Leste, com 16 vitórias e 12 derrotas.