O Houston Rockets é um dos times em melhores condições financeiras para investir no período de offseason. E essa flexibilidade salarial vai aumentar mais um pouco. De acordo com o jornal Houston Chronicle, a direção da franquia já avisou aos empresários dos alas-armadores Carlos Delfino e Francisco Garcia, além do armador Aaron Brooks, que as opções de extensão automática existentes em seus contratos não vão ser exercidas.
Ao abrir mão dos atletas, o Rockets libera mais US$12 milhões de sua folha salarial. A intenção do time é manter a flexibilidade financeira para contratar agentes livres de ponta nos próximos meses – em especial, o pivô Dwight Howard (Los Angeles Lakers) e o armador Chris Paul (Los Angeles Clippers).
Ainda segundo o jornal, a estratégia da franquia é repetir o processo que utilizou na última temporada: investir em escolhas de draft, jovens jogadores e abrir espaço salarial para viabilizar negociações. Foi assim que, em outubro passado, o Rockets conseguiu a contratação do ala-armador James Harden. Há anos, o astro Tracy McGrady foi adquirido por meio de esquema parecido.
Na disputa por Paul e Howard, os dirigentes de Houston deverão ter enorme concorrência. Times como Atlanta Hawks e Dallas Mavericks vêm fortes na perseguição aos dois maiores astros disponíveis neste período. Por outro lado, Clippers e Lakers já se movimentam para tentar assegurar a renovação contratual dos atletas.