A pré-temporada já caminha para sua segunda semana, mas Donatas Motiejunas ainda não parece próximo de um acordo para continuar no Houston Rockets. De acordo com Calvin Watkins, da ESPN, equipe e agente livre restrito estão longe de um acerto para a renovação contratual. O jornalista também apurou que as duas partes já não negociam oficialmente há cerca de um mês.
O pivô lituano estaria interessado em assinar um contrato de longa duração, o que o time texano reluta em oferecer por conta de seu histórico recente de lesões nas costas. Ele esteve presente em apenas 37 jogos da última temporada, com tempo de quadra limitado, por conta de problemas na região. Direção e comissão técnica do time, porém, ainda contariam com o retorno do atleta.
O impasse pode ser resolvido de uma forma pouco usual neste domingo. A data é o prazo final para que Motiejunas aceite a oferta qualificatória de US$4.4 milhões em seu vínculo de calouro, o que garantiria sua permanência por mais uma temporada no Rockets. No entanto, em julho de 2017, ele voltaria ao mercado como agente livre irrestrito e sem os direitos ligados à equipe de Houston.