[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=0iPN0vVRyKw]
A torcida do Minnesota Timberwolves foi ao delírio no fim do primeiro quarto da vitória do time sobre o Dallas Mavericks, no último sábado. A razão não foi o placar ou uma cesta, mas sim a esperada volta de um atleta do elenco às quadras. Após nove meses fora de ação, o armador Ricky Rubio retornou ao time e foi recebido com aplausos de pé dos fãs – mais uma prova de que, em menos de uma temporada, já se tornou um dos maiores ídolos do esporte local.
“Eu não consigo expressar com palavras o que sinto pelo apoio dessa torcida. Amo o esporte, amo jogar basquete e nunca vou esquecer como se joga”, disse o jovem, logo após a partida. Ele atuou por apenas 18 minutos, mas teve desempenho bem satisfatório: oito pontos, quatro rebotes, nove assistências e três roubos de bola.
Os fãs do Twolves não vibraram apenas após a primeira entrada de Rubio em quadra, mas também quando pegou pela primeira vez na bola, deu sua primeira assistência e cobrou o primeiro lance livre no confronto.
Assim como a torcida, o treinador Rick Adelman também comemorou muito a volta do jogador espanhol. Ele elogiou, principalmente, a inteligência com que o comandado se comporta dentro de quadra e organiza a equipe. “Quando Ricky tem a bola nas mãos, eu sou um treinador muito melhor”, brincou o técnico.
Rubio teve sua temporada de estreia na NBA finalizada ainda em março, por ter rompido os ligamentos do joelho esquerdo. Naquele momento, porém, o armador já estava consolidado como um dos melhores novatos da liga. Em 41 jogos disputados na campanha 2011-12, ele anotou 10.6 pontos, 4.2 rebotes, 8.2 assistências, 2.2 roubos de bola e 35.7% de acerto nos arremessos de quadra.