Na terça-feira (10) a ESPN iniciou a divulgação de seu ranking com os melhores jogadores para a temporada da NBA e a colocação de Shai Gilgeous-Alexander chamou atenção. Isso porque o armador do Oklahoma City Thunder foi posto entre os dez principais nomes da liga para 2023/24. Portanto, subiu 38 posições em relação à temporada passada.
Mas o crescimento de Shai Gilgeous-Alexander no ranking da ESPN tem muito a ver com o que ele fez na última campanha da NBA. Afinal, o astro teve o melhor ano de sua carreira. Em 68 jogos, obteve médias de 31.4 pontos, 4.8 rebotes, 5.6 assistências e 1.6 roubo de bola. Como resultado, foi selecionado pela primeiro vez ao All-Star Game.
O craque também fez parte do primeiro time ideal da liga. Feito inédito na carreira. Além disso, foi o principal nome da campanha histórica do Canadá na Copa do Mundo de Basquete. Shai foi o cestinha da equipe que conquistou a medalha de bronze na competição, justamente em cima da seleção dos Estados Unidos.
Na última campanha com o Thunder, levou a jovem equipe ao play-in. No entanto, não conseguiu classificação aos playoffs. Algo, aliás, que não acontece desde 2020, na temporada da “bolha”, em Orlando. Mas para Tim Bontemps, da ESPN, ainda falta algo para que ele alcance o topo da lista: os arremessos de três pontos.
“Se Gilgeous-Alexander quiser dar mais um salto nesta lista, será necessário que ele preencha a única lacuna restante em seu jogo. Ou seja, a falta de um arremesso de três pontos”, comentou o jornalista.
Leia mais sobre Shai Gilgeous-Alexander!
- Site indica Shai Gilgeous-Alexander como o terceiro melhor armador da atualidade na NBA
- Shai Gilgeous-Alexander faz sugestão para “consertar” All-Star Game
- Depois de Jaylen Brown, Shai Gilgeous-Alexander pode ter próximo contrato recorde da NBA
“Ele acertou 34,5% de arremessos do perímetro na temporada passada. Isso em apenas 2.5 tentativas por jogo. Ambos os números, então, muito abaixo da norma para armadores de alto nível. Se ele puder combinar suas habilidades a isso, pode se tornar imparável”, comentou o jornalista”, finalizou Bontemps.
Mas Shai não foi o único que ganhou boas posições em relação à classificação passada. Além do craque, Lauri Markkanen, Paolo Banchero e Franz Wagner também se destacaram.
Afinal, o ala-pivô do Utah Jazz foi o principal nome da equipe em 2022/23. Foi a primeira temporada de Markkanen na franquia de Salt Lake City e sagrou-se o cestinha do time. Assim, teve sua melhor temporada da carreira e foi eleito o Jogador que Mais Evoluiu na NBA. Foram médias de 25.6 pontos, 8.6 rebotes e 39.1% em bolas de três. Portanto, saiu de um atleta nem relacionado na lista da ESPN, para a 28ª colocação.
O novato do Orlando Magic, por sua vez, também justificou ser a primeira escolha no Draft de 2022. Banchero foi o principal pontuador da equipe e se destacou individualmente. Isso porque teve médias de 20 pontos, 6.9 rebotes e 3.7 assistências. Então, foi da posição 82 para o 30º lugar no ranking da emissora.
Por fim, Wagner, também do Magic, ocupa o 52º lugar. Na última temporada, sequer foi relacionado. Ele foi o principal jogador de Orlando ao lado de Banchero. Ou seja, foi o segundo principal cestinha com média de 18.6 pontos por jogo. Além disso, foram 4.1 rebotes, 3.5 assistências e um roubo de bola por noite.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA