Depois de dois anos consecutivos sendo chamado, o armador ficou de fora da lista dos reservas
Após o anúncio dos reservas para o Jogo das Estrelas, que acontecerá no próximo dia 26, ninguém nas listas me fez tanta falta quanto o armador Rajon Rondo.
Tudo bem que os nomes escolhidos não são ruins. Outros, chegam com um pouco de atraso, como nos casos de Luol Deng e Andre Iguodala. Porém, alguns dos jogadores chamados estão com uma temporada abaixo dos anos anteriores, como Dirk Nowitzki e o próprio Iguodala.
Nowitzki é compreensível, pois foi o último MVP das finais e tem, ao meu ver, o melhor jogo de ala-pivô de toda a Liga. Mas Iguodala não tem uma justificativa concreta. Qual? A de que ele é um dos melhores defensores da NBA? OK, que ele ganhe o prêmio de defensor da temporada.
Não quero desmerecer Iguodala, nem dizer que Rondo deveria ir somente em seu lugar. Ele é ótimo. Mas o jogador do Philadelphia 76ers tem hoje seus piores números na pontuação (13.0) desde o seu segundo ano na NBA, tendo ainda o seu pior aproveitamento nos lances livres da carreira (60.4%). Em contrapartida, pega 6.7 rebotes e acerta 39.0% nos arremessos de três, seus melhores números em oito temporadas na Liga. Merece uma vaga há anos.
Porém, existem outros jogadores na lista do Leste que poderiam não estar lá. Como Joe Johnson, por exemplo.
Certo. Johnson é excelente. Tem uma capacidade técnica incrível. Mas faz números praticamente idênticos ao do ano passado, quando eu já achava que não deveria ter ido, e com um agravante: o Atlanta Hawks está sem Al Horford, o que deveria fazer com que suas estatísticas fossem melhores. Não é o caso. Josh Smith vem sendo o melhor jogador do Hawks e mesmo assim não foi chamado. De novo.
Do elenco da conferência Leste de 2011 para esse ano, algumas mudanças significativas ocorreram. Amare Stoudemire, votado para figurar entre os titulares, em 2012 sequer entrou entre os reservas. Seus números caíram, então podemos entender naturalmente a sua ausência. Porém, apenas Chris Bosh, Paul Pierce, e Johnson repetem suas indicações. Rondo ficou de fora, assim como Ray Allen e Kevin Garnett. Este último, encerra uma sequência de 14 participações consecutivas.
Entendo que a campanha inicial do Boston Celtics foi ruim. Contusões aconteceram, a idade foi chegando, e o time caiu. Mas Rondo ficar de fora foi lastimável. Nesta temporada ele possui médias de 13.6 pontos, 9.6 assistências e 4.6 rebotes.
Para Shaquille O’Neal, que jogou ao lado do armador em 2010-11, sua ausência é injusta.
“Ele é o melhor armador puro da NBA”, afirmou Shaq. “Rondo é um armador que joga como os de antigamente. Eu gostaria de vê-lo lá”.
Compreendo que times com mais vitórias devem ser representados no Jogo das Estrelas. Isso é importante, mas quem quer ver essa partida, prefere que os melhores jogadores da NBA estejam lá, ainda que sua equipe ou os seus próprios números não sejam os melhores, como Deron Williams em um New Jersey Nets lutando apenas pelo 11° lugar da conferência, ou Nowtizki, com 17.6 pontos e 6.2 rebotes, convertendo somente 21.1% de seus tiros de longa distância.
Pode ser um show, mas a chance de ser um jogo chato, como nos últimos anos, é maior.