Quais são as primeiras “prateleiras” dos jogadores da NBA atualmente?

Listamos 75 dos melhores jogadores da liga e fizemos um ranking entre as equipes

jogadores NBA prateleiras Fonte: EZRA SHAW/AFP

Selecionamos 75 dos melhores jogadores da NBA, mas os dividimos em “prateleiras”. São dez super astros, como aqueles que fariam a diferença em qualquer time da liga e outros dez grandes astros, mas com um patamar abaixo. Depois, indicamos outros 20 nomes para uma terceira e 35 para a última. Vale ressaltar que nenhum calouro entrou, embora alguns deverão se destacar logo de cara, como Jaden Ivey, Paolo Banchero, Jabari Smith e Keegan Murray.

Primeira prateleira (10)

jogadores NBA prateleiras

Jesse D. Garrabrant / AFP

A primeira das quatro prateleiras serve para os principais jogadores da NBA. São aqueles que brigam pelo MVP ano a ano e fazem toda a diferença para suas equipes. Apesar de aqui estarem a nata do basquete, você pode perceber que existem idades bastante variadas. Por exemplo, vai de Luka Doncic, com 23 anos, passa por Giannis Antetokounmpo, de 27 até LeBron James, de 37.

Não montamos exatamente um ranking entre eles. Na verdade, isso está sendo preparado, após votação de membros do site, jornalistas de outros veículos, colaboradores e leitores do Jumper Brasil. Enquanto aguardamos a apuração dos votos, aqui serve apenas para identificarmos, por prateleiras, quais são os melhores jogadores da NBA.

Publicidade

Todos em seus respectivos grupos.

Então, aqui temos Giannis Antetokounmpo, Stephen Curry, Luka Doncic, Kevin Durant, James Harden, Joel Embiid, LeBron James, Nikola Jokic, Kawhi Leonard e Damian Lillard.

Note que, apesar de Leonard não jogar a última temporada, ele faz parte deste grupo. Lillard, por exemplo, atuou com lesão no abdômem em 2021/22 e perdeu boa parte daquela campanha. Por fim, Harden apresentou um basquete um pouco inferior ao dos tempos de Houston Rockets, mas a gente sabe que ele vem com tudo para 2022/23.

Publicidade

Mas não importa. Enquanto eles estiverem no prime, estarão neste grupo.

Segunda prateleira (10)

jogadores NBA prateleiras

Adam Glanzman / AFP

Aqui existem alguns postulantes ao primeiro grupo, como Devin Booker, Jayson Tatum, Ja Morant e Trae Young, mas existem aqueles que já estiveram lá, como Kyrie Irving, Chris Paul e Anthony Davis.

Publicidade

É até uma injustiça deixar, por exemplo, Jimmy Butler fora da primeira, mas como é que faz se só existem dez vagas? Além do mais, ele gosta de brilhar mesmo é nos playoffs.

Então, você pode olhar outras prateleiras e achar que outros jogadores da NBA poderiam estar no lugar de Draymond Green. Ele não apresenta números fantásticos, é bem verdade. Mas já observou o que ele faz além de números? Já notou que, sem ele, o Golden State Warriors teve pouco mais de 50% de aproveitamento em 2021/22? Portanto, sim, ele faz parte deste, seja pela defesa espetacular, pela liderança ou pela visão de quadra.

Publicidade

Mas voltando a falar dos jovens, podemos dizer que o futuro da liga estará em boas mãos quando aqueles do primeiro grupo se aposentarem.

Sendo assim, listamos Devin Booker, Jimmy Butler, Anthony Davis, Paul George, Draymond Green, Kyrie Irving, Ja Morant, Jayson Tatum, Chris Paul e Trae Young.

Leia mais

Terceira prateleira (20)

NBA Rodada 28 março

Jonathan Daniel / AFP

Falamos acima sobre injustiça, certo? Mas é claro que alguns nomes aqui poderiam estar na segunda prateleira, como DeMar DeRozan, Klay Thompson ou Karl-Anthony Towns. Todavia, ali eram só dez.

Publicidade

Minha lista, minhas regras.

Nada… bobagem. É só para mostrar que, felizmente, temos muitos jogadores que já atingiram um outro nível, enquanto outros ainda estão lá.

Podemos até pensar sobre Kyrie Irving ou Anthony Davis, mas aqui pensamos muito no que eles podem fazer em 2022/23. A carreira tem um peso grande, mas o impacto deles, saudáveis e com a cabeça no lugar, seria difícil tirar qualquer um deles dali.

Publicidade

Nesta prateleira estão jogadores que podem atingir a de cima já na próxima temporada, como LaMelo Ball, RJ Barrett e Shai Gilgeous-Alexander. Claro que se fosse mais consistente, Towns estaria lá, assim como Zion Williamson. No entanto, o jogador do New Orleans Pelicans aparece mais pelo potencial do que pelo que já mostrou na liga.

Cá entre nós, ele precisa provar muito, mas esperamos que Williamson brilhe.

Então, listamos Bam Adebayo, LaMelo Ball, RJ Barrett, Bradley Beal, Jaylen Brown, DeMar DeRozan, Anthony Edwards, Darius Garland, Shai Gilgeous-Alexander, Rudy Gobert, Jrue Holiday, Brandon Ingram, Khris Middleton, Donovan Mitchell, Domantas Sabonis, Pascal Siakam, Klay Thompson, Karl-Anthony Towns, Zion Williamson e Andrew Wiggins.

Publicidade

Quarta prateleira (35)

Adam Pantozzi / AFP

Por fim, mas não menos importantes, 35 jogadores que podem dar um outro passo em suas carreiras. Aqui, você vai ver jogadores que já estiveram acima, como Russell Westbrook, Ben Simmons e Julius Randle, mas temos outros no início de suas carreiras como Cade Cunningham, Scottie Barnes e Evan Mobley.

Alguns, por conta de contusões, despencaram para este grupo.

São os exemplos de Kristaps Porzingis, Lonzo Ball, Collin Sexton e Myles Turner. Mas existem, também, os que vão dar o próximo passo. São os exemplos de Jalen Brunson, Tyrese Haliburton e Anfernee Simons.

Publicidade

Note que alguns nomes vão explodir após trocas que aconteceram. Keldon Johnson terá ainda mais espaço no San Antonio Spurs, mas De’Aaron Fox já cresceu de produção depois que Haliburton foi para o Indiana Pacers.

Portanto, indicamos Jarrett Allen, Deandre Ayton, Lonzo Ball, Desmond Bane, Scottie Barnes, Mikal Bridges, Jalen Brunson, Clint Capela, John Collins, Cade Cunningham, De’Aaron Fox, Jerami Grant, Tyrese Haliburton, Gordon Hayward, Jaren Jackson Jr, Keldon Johnson, Zach LaVine, Tyrese Maxey, CJ McCollum, Evan Mobley, Dejounte Murray, Jamal Murray, Kristaps Porzingis, Julius Randle, D’Angelo Russell, Collin Sexton, Anfernee Simons, Ben Simmons, Marcus Smart, Myles Turner, Jonas Valanciunas, Fred VanVleet, Nikola Vucevic, Russell Westbrook, e Robert Williams.

Publicidade

Separamos por times

Apenas para a gente “brincar” com os rankings, vamos dividir as seguintes pontuações: dez pontos para a primeira, sete para a segunda, cinco para a terceira e três para a quarta. Depois, vamos mostrar quantos pontos cada time recebeu.

Apesar de não ser uma ciência exata, pois sabemos que outros nomes poderiam estar aqui, como Tyler Herro, Herb Jones, Miles Bridges e Jordan Poole. Além disso, não quer dizer, necessariamente, que um time é muito melhor que outro. Por exemplo, quem você acha que terá uma campanha melhor entre Dallas Mavericks e Portland Trail Blazers? É óbvio que pensamos no Mavs, mas apenas Luka Doncic pontuou pela equipe texana.

Publicidade

Depois, notamos que o Miami Heat ficou muito abaixo, mas o fator Erik Spoelstra tem um peso enorme. Então, isso tudo aqui é apenas para começarmos a entender as principais forças entre os nomes mais fortes de cada time. Posteriormente, entram outros detalhes, como liderança, técnico, fator casa, ambiente e muito mais.

Pontuação

Sendo assim, o Golden State Warriors liderou, com folga, com 27 pontos, seguido por Philadelphia 76ers com 23, enquanto Phoenix Suns, Los Angeles Lakers, Milwaukee Bucks e Brooklyn Nets fizeram 20. Boston Celtics e Minnesota Timberwolves somaram 18 cada, mas o Los Angeles Clippers, que para muita gente tem o melhor elenco, ficou com 17.

Publicidade

É aí que entraria o banco de reservas com prateleiras adicionais para jogadores da NBA. Os bancos do Celtics e do Clippers fariam os times subirem.

Em seguida, estão: Atlanta Hawks, Cleveland Cavaliers, New Orleans Pelicans e Portland Trail Blazers, com 16. Depois, tem Chicago Bulls (14), Memphis Grizzlies e Denver Nuggets (13), Miami Heat (12), Toronto Raptors e New York Knicks (11) e Charlotte Hornets e Dallas Mavericks (10). Em seguida, Sacramento Kings e Washington Wizards (8). Por fim, a turma que deve ir para o tank: Indiana Pacers (6), Oklahoma City Thunder (5), San Antonio Spurs, Utah Jazz e Detroit Pistons (3), além de Houston Rockets e Orlando Magic, que não pontuaram.

Publicidade

 

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Publicidade

Siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA: 

Instagram
Twitter
Facebook
Grupo no Whatsapp
Canal no Telegram

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários