O Jumper Brasil dá prosseguimento à série “Prospecto do Draft 2023″, agora com o ala Jett Howard. Um dos destaques da Universidade de Michigan, ele é projetado como uma escolha top 20 no recrutamento deste ano. Confira a análise do site para o atleta de 19 anos.
Jett Howard
Idade: 19 anos
País: Estados Unidos
Universidade: Michigan
Experiência: freshman (primeiro ano universitário)
Posições: ala-armador/ala
Altura: 6’8″ (2,03m)
Envergadura: 6’9″ (2,06 m)
Peso: 97,5 kg
Médias na última temporada: 14,2 pontos, 2,8 rebotes, duas assistências, 0,4 roubo de bola, 0,7 toco, 1,3 turnover, 41,4% nos arremessos de quadra, 36,8% nas bolas de três pontos (com 7,3 tentativas por jogo), 80% nos lances livres, 31,8 minutos por jogo
Atributos físicos e atléticos
- Altura privilegiada para um jogador da posição. Além disso, tem força física necessária para absorver contato.
Ataque
- Excelente e dinâmico arremessador. Se destaca, sobretudo, quando recebe a bola saindo do movimento. Aliás, tem um ótimo trabalho de pés. Afinal, cerca de 44% de suas bolas de três são em transição, após corta-luzes e na saída de handoffs (quando um jogador passa a bola para o companheiro e, em seguida, já se posiciona para fazer um bloqueio para ele). Portanto, Howard é uma legítima ameaça fora da bola. Além disso, 64% dos seus arremessos são do perímetro. Ou seja, um especialista em matar bolas da longa distância.
- Mecânica de arremesso elogiável, fluida, com alto ponto de lançamento. Além disso, devido à sua altura privilegiada, tem um arremesso díficil de se contestar. É acima da média nas situações de catch-and-shoot. Por fim, possui um ótimo toque no floater e um pull-up muito eficiente da cabeça do garrafão.
- Nas últimas dez temporadas do College, apenas três calouros conseguiram converter pelo menos 36% das bolas de três (com no mínimo 200 tentativas), 40% dos arremessos longos de dois pontos e 80% ou mais na linha do lance livre: Trae Young, Malik Monk e Jett Howard. Portanto, não resta dúvidas sobre a sua qualidade como arremessador.
- Sólido passador. Tem uma boa visão de quadra, consegue enxergar sobre os marcadores. Howard sempre mantém a bola se movimentando. Além disso, possui um ótimo controle de bola (se destaca na mudança de direções) e toma boas decisões. Chama a atenção com bons passes no short-roll (quando recebe a dobra no momento do pick-and-roll e aciona seu pivô no centro da quadra, em situação de três contra dois). Dessa forma, tem potencial para se tornar um ballhandler secundário na NBA.
Defesa
- Exibiu flashes ao longo da temporada de que pode se tornar um sólido defensor fora da bola. Possui um bom timing para bloquear arremessos, especialmente vindo do lado contrário da bola. Esforçado, joga sempre com muita intensidade.
Leia Mais!
- Prospecto do Draft 2023 – Jordan Hawkins
- Prospecto do Draft 2023 – Taylor Hendricks
- Prospecto do Draft 2023 – Cason Wallace
Pontos fracos
- Dificuldade de finalizar. Apenas 8,8% de seus arremessos na meia quadra são perto da cesta. Howard não possui um primeiro passo explosivo. Assim, por causa das limitações atléticas, prefere arremessar a tentar uma infiltração. Além disso, não é um jogador de alto volume de lances livres (média de 2,6 por jogo). Enfim, não coloca pressão no aro.
- Defensor limitado, sobretudo pela falta de agilidade lateral. Assim, não deverá se tornar um grande defensor em situações de isolation, quando enfrentar atletas de elite na posição. Além disso, mostra desatenção em alguns momentos. Afinal, se perde nas trocas e nos corta-luzes dos adversários, suscetível à execução atrasada de rotações.
Conclusão
- Filho do ex-jogador Juwan Howard, Jett Howard é um prospecto do Draft 2023 que se destaca por ser alto para a posição, um ótimo arremessador e não precisar da bola para ser efetivo em quadra. Além disso, é capaz de criar para os companheiros, com potencial para se tornar um ballhandler secundário no nível profissional. Enfim, um jogador com essas características tem o seu lugar na NBA. Howard, portanto, seria um ótimo encaixe em um time que necessita de espaçamento de quadra e já possua um armador criativo.
Comparações: Desmond Bane (Memphis Grizzlies) / Cam Johnson (Brooklyn Nets)
Projeção: entre as escolhas 13 e 23
Confira alguns lances de Jett Howard
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA
Instagram
Twitter
Facebook
Grupo no Whatsapp