Prospecto do Draft 2019 – R.J. Barrett

Ex-ala-armador de Duke é projetado como escolha TOP 3 no recrutamento deste ano

Fonte: Ex-ala-armador de Duke é projetado como escolha TOP 3 no recrutamento deste ano

Por Gabriel Andrade

R.J. Barrett

Idade: 18 anos
País: Canadá
Universidade: Duke
Experiência: freshman
Posição: ala-armador/ala
Altura: 6’6,5’’ (1.99m)

Publicidade

Médias na temporada 2018/19: 22.6 pontos, 7.6 rebotes, 4.3 assistências, 0.9 roubada de bola, 0.4 toco, 3.2 desperdícios de bola, 45.4% de aproveitamento nos arremessos de quadra, 30.8% de aproveitamento nas bolas de três pontos, 66.5% de aproveitamento nos lances livres, 35.3 minutos em quadra

Pontos fortes

  • Altura e envergadura de elite para um wing. Braços longos (6’9’’ de envergadura) lhe permite estender finalizações ao redor do aro, além de conceder versatilidade defensiva.

    Publicidade

  • Forte, com ombros largos e capaz de absorver contato. Joga em um estilo físico, buscando o contato com agressividade.

  • Jogo de pés acima da média, capaz de usar euro steps, hop steps, side steps e uma gama de movimentos de mudança de direção e controle de corpo, demonstra destreza ao finalizar ao redor do aro e criar separação. O tamanho de sua passada é impressionante, ganha muito espaço em poucos passos.

    Publicidade

  • Apesar de nem sempre mostrar isso em seu jogo, Barrett é um playmaker com capacidade de criar em situações diversas, buscando passes para o lado contrário e com criatividade para enxergar os buracos da defesa.

  • A montagem de elenco de Duke deixou a equipe com pouquíssimos arremessadores. Seu jogo de slasher na NBA, em tese, pode se beneficiar do melhor espaçamento de quadra.

    Publicidade

  • É capaz de arremessar após o drible em alguns tipos específicos de situações, não se trata de um non-shooter.

  • Possui ampla experiência internacional para além do College, conquistando, entre outras coisas, títulos em torneios de base pelo Canadá e já até estreando pela seleção adulta com boas atuações.

    Publicidade

  • É criador de jogadas, capaz de atuar e comandar um ataque por longos períodos de tempos.

  • Adora jogadas de isolação e é habilidoso o suficiente para executá-las em um bom grau.

  • É um prospecto muito polido, experiente e que não foge dos momentos decisivos. Pode não ter o maior potencial e as ferramentas mais chamativas para o jogo coletivo, mas dificilmente será um bust.

    Publicidade

Pontos fracos

  • Seleção de arremessos historicamente crítica, sobretudo nos momentos decisivos das partidas. Concentra muito o jogo em si mesmo e pouco envolve os companheiros para alguém que passa tanto tempo com a bola nas mãos.

    Publicidade

  • Físico e fluido, mas não tem explosão de elite para criar separação contra os defensores sempre.

  • Arremessador inconsistente de longa distância, com porcentagens historicamente baixas em arremessos de três pontos em um volume considerável. Aproveitamento nos lances livres também denuncia a falta de efetividade nesse quesito. Não possui versatilidade neste momento para arremessar em movimento.

    Publicidade

  • Defensor muito aquém de seu potencial, pouco contribui com roubos e tocos, além de ser desatento fora de bola, constantemente perde seu oponente e, por muitas vezes, não demonstra muita energia desse lado da quadra.

  • Muito dependente da mão esquerda, tanto no controle de bola quanto ao redor do aro. Precisará trabalhar sua ambidestridade para se adequar como um grande pontuador no próximo nível.

    Publicidade

  • Procura ângulos questionáveis e pode ser previsível forçando seu jogo, por vezes. Enquanto possui um talento natural e imperfeitamente imitável nesta classe, pouco jogou de maneira coletiva durante a temporada do basquete universitário.

Comparações: mix de DeMar DeRozan (San Antonio Spurs), Monta Ellis (ex-Golden State Warriors) e Sarunas Marciulionis (ex-Golden State Warriors)

Publicidade

Projeção: TOP 3

Confira alguns lances de R.J. Barrett

Publicidade

Legenda: freshman (primeiro ano universitário)

Últimas Notícias

Comentários