Rodions Kurucs
Idade: 19 anos
País: Letônia
Time: Barcelona B (Espanha)
Posição: ala
Altura: 6’8’’ (2.03m)
Médias na última temporada (2ª divisão espanhola): 9.5 pontos, 2.8 rebotes, 1.4 assistências, 0.8 roubos de bola, 0.8 tocos, 1.8 desperdícios de bola, 43.5% de aproveitamento nos arremessos de quadra, 31.9% de conversão nos tiros de longa distância e 79.6% de acerto nos lances livres
Pontos fortes
– Não teve resultados de medições recentes divulgados, mas, a olho nu, parece ter altura, envergadura, mobilidade e condição atlética adequados para atuar como ala entre os profissionais.
– Kurucs possui impressionantes instintos ofensivos, colocando pressão constante nas defesas sempre que está com a bola e finalizando com versatilidade em torno da cesta.
– Trata-se de um bom arremessador de média e longa distância, com mecânica de tiro rápida e precisão até saindo do drible.
– Capaz de pontuar em situação de isolation e no jogo de midrange, habilidades não muito comuns nos dias de hoje.
– Entende o efeito que seu arremesso causa nas marcações adversárias, atacando closeouts com firmeza e inteligência para trocar boas por ótimas situações de pontuação.
– Mostra potencial como point forward, especialmente operando em transição. Sabe usar pontualmente sua vantagem de altura e envergadura como passador.
– Costuma ser elogiado pela inteligência por todos com quem já trabalhou.
– Já tem experiência internacional como integrante das seleções letãs de base e, na segunda divisão da Espanha, já atua contra profissionais.
Pontos fracos
– Kurucs possui um físico ainda relativamente franzino e não parece ser um atleta particularmente explosivo.
– Carece de controle de bola mais avançado para criar separação de defensores: só ataca com a mão direita e não mostra capacidade de mudança de direção.
– Nem sempre tem balanço e equilíbrio ideais saindo de bloqueios ou arremessando em movimento.
– É um reboteiro surpreendentemente tímido para alguém de sua altura e postura agressiva.
– Embora tenha flashes como passador, sua visão de quadra é bastante limitada na maior parte do tempo e não apresenta uma atenção ofensiva apurada.
– Agilidade lateral abaixo da média para um ala da NBA, o que intensifica-se como um problema pela falta de foco, instintos apurados e simplesmente esforço no lado defensivo da quadra.
– A impressão é que Kurucs não contribui ou causa impacto em um jogo sem ter a bola nas mãos.
– Joga em uma liga de qualidade técnica questionável e, mesmo assim, nunca teve espaço consistente em seu time – em parte, por causa de pequenas lesões.
Comparações: Jonas Jerebko (Boston Celtics) mais baixo
Projeção: entre as 20ª e 30ª escolhas gerais
Confira alguns lances de Rodions Kurucs
https://www.youtube.com/watch?v=AEzWg9G3A8M
https://www.youtube.com/watch?v=x0OfwWW9T3o