Luke Kennard
Idade: 20 anos
País natal: Estados Unidos
Universidade: Duke
Experiência: sophomore
Posição: ala-armador
Altura: 6’5.5’’ (1.97m)
Médias na última temporada: 19.5 pontos, 5.1 rebotes, 2.5 assistências, 0.8 roubos de bola, 0.4 tocos, 1.6 erros de ataque, 48.9% de aproveitamento nos arremessos de quadra, 43.8% de acerto nos tiros de longa distância e 85.6% de conversão nos lances livres em 35.5 minutos de ação
Pontos fortes:
– Kennard é muito inteligente em quadra e possui compreensão avançada do jogo. Soa como um jogador de basquete natural por sua noção de posicionamento, entendimento de ângulos e instintos ofensivos apurados.
– Mostrou evidente evolução no controle de bola e trabalho de pernas nos últimos tempos, permitindo até que passasse a criar mais separação para defensores.
– Não fica parado: sempre está movimentando-se pela quadra, especialmente no lado ofensivo.
– Apesar da falta de atributos físico-atléticos, ele revela-se um bom finalizador nos entornos da cesta por possuir um floater bastante confiável e surpreendente capacidade de absorver contato.
– Kennard é um dos melhores arremessadores de média e longa turma. Capaz de converter tiros posicionado, saindo de dribles curtos e vindo de bloqueios, em movimento, por seu ótimo equilíbrio corporal.
– Excelente atleta operando no pick and roll. Coloca pressão na defesa, toma decisões rápidas e precisa de pouco espaço para arremessar.
– Não é um passador dos mais produtivos, mas é dono de apurada visão de quadra e sabe encontrar companheiros melhor posicionados.
– Comete poucos erros de ataque e tem calma incomum a um prospecto tomando decisões. Leva seu tempo para fazer movimentos, lê defesas e não se afoba.
– Reboteiro defensivo muito sólido para sua posição.
– Compreende seu papel no time. Deverá saber adaptar-se a diferentes situações e possui as virtudes de um role player útil.
Pontos fracos:
– Não tem corpo ou condição atlética de um jogador profissional: altura nada mais do que adequada para sua posição, pequena envergadura (1.96m), bem franzino, pouca explosão e velocidade.
– Ter sido cestinha de Duke na última temporada passa impressão errada sobre seu potencial na NBA. Dificilmente será o maior pontuador de um time profissional.
– Não tem explosão, velocidade e força para infiltrar garrafões profissionais, contra adversários mais atléticos, provavelmente.
– Transição como arremessador para a NBA pode ter complicações. Sua mecânica possui baixo ponto de lançamento (embora rápida), aliada à pouca impulsão e braços relativamente curtos. É provável que precise de mais espaço.
– Quem Kennard vai ser capaz de marcar na NBA? Não é dono de agilidade lateral necessária para ficar diante de armadores e alas profissionais.
– Não é um defensor produtivo estatisticamente, como expõe a média de roubos de bola e tocos. Disciplina e conservadorismo acabam expondo instintos pouquíssimo apurados e falta de agressividade no lado defensivo da quadra.
– Aparente baixo potencial: não oferece o upside que se espera de um prospecto de ponta.
Comparação: Kyle Korver (Cleveland Cavaliers) mais baixo e Nik Stauskas (Philadelphia 76ers)
Projeção: segunda metade da primeira rodada
Confira alguns lances de Luke Kennard:
https://www.youtube.com/watch?v=c4iKVGqJlD8
https://www.youtube.com/watch?v=svuQH5BCtxU
Legenda:
– Sophomore (segundo ano universitário)