Prospecto do Draft 2016 – Thon Maker

Pivô vindo direto do basquete colegial deverá ser escolha de primeira rodada neste recrutamento

Fonte: Pivô vindo direto do basquete colegial deverá ser escolha de primeira rodada neste recrutamento

Thon Maker

Thon Maker

Idade: 19 anos
País de origem: Sudão / Austrália
Time: Orangeville Prep. School (Canadá)*
Posição: pivô / ala-pivô
Altura: 7’1’’ (2.15m)

Publicidade

Médias na temporada 2015-16 (basquete colegial): não encontradas.

Pontos fortes: Maker possui sensacionais atributos físicos (2.21m de envergadura, 2.81m de altura com os braços estendidos) e boa condição atlética para atuar como pivô ou ala-pivô na NBA. Trata-se de um jogadorbastante móvel, que corre de lado a outro da quadra com leveza incomum para seu tamanho. Competidor intenso, se entrega em quadra atuando com dedicação e esforço. Ótimo finalizador executando em transição. Cobre muito espaço dentro de quadra, com seu corpo franzino sendo compensado pelas “dimensões” de seu corpo. Dono de controle de bola bem sólido, tornando-o uma ameaça atacando a cesta explorando adversários mais pesados. É capaz de arremessar de média e longa distância, difícil de ser contestado por conta de sua altura e braços longos. Ele carrega enorme potencial no lado defensivo da quadra, com atributos físicos ideais para contestar e bloquear arremesso, além de trocar marcações para defender atletas mais ágeis no perímetro.

Publicidade

Pontos fracos: dificílimo avaliar sua produtividade já que só atuou contra atletas colegiais, ainda que seja mais velho do que alguns freshmen universitários. Nunca foi realmente dominante em nível colegial. Muito magro e com estrutura corpórea que não parece oferecer promissor potencial para adquirir massa. Não se trata de um atleta de elite e não possui controle corporal particularmente fluido. Suas mãos são surpreendentemente pequenas para alguém de seu tamanho, o que limita-o pegando passes. Tem sérios problemas encarando jogadores mais fisicamente desenvolvidos – como esperado, por seu físico franzino – e enfrenta dificuldades finalizando sob contato. Seu potencial defensivo, neste momento, não passa de flashes por sua limitada atenção e compreensão da dinâmica do jogo. Reboteiro nada mais do que mediano. Sua tomada de decisões ainda é bastante problemática, abusando de arremessos precipitados, desequilibrados e erros de ataque. Os vídeos no youtube deram proporção exagerada ao seu talento.

Comparação: Myles Turner (Indiana Pacers)

Projeção: segunda metade da primeira rodada

Publicidade

Confira alguns lances de Thon Maker

https://www.youtube.com/watch?v=FWJQtQsVe74

Publicidade

https://www.youtube.com/watch?v=T_OlIxqaobM

*Maker foi um caso especial de elegibilidade. Ele terminou o ensino médio no ano passado, mas optou por cursar mais um ano em uma academia colegial especial. Comprovando que encerrou os estudos colegiais em 2015, tornou-se elegível ao draft mesmo sem nunca ter atuado em nível universitário ou profissional internacional.

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários