Sam Dekker
Idade: 20 anos
Universidade: Wisconsin
Experiência: Junior
Posição: Ala
Altura: 6’9’’ (2.05m)
Médias na temporada 2014-15: 13.9 pontos, 5.6 rebotes, 1.2 assistência, 0.5 roubo de bola, 0.5 toco, 0.9 erro no ataque, 52.5% de aproveitamento nos arremessos de quadra, 33.1% de acerto nos tiros de longa distância e 70.8% nos lances livres em 31.0 minutos em quadra.
Pontos fortes: Dekker possui excelente altura e atributos atléticos adequados para atuar como ala entre os profissionais. Sua agilidade, trabalho de pernas e movimentação lateral combinada com tamanho faz com que ofereça enorme versatilidade nos dois lados da quadra – marcando e atacando com qualidade em até três posições diferentes. Dono de instintos apurados jogando sem a bola, ele se movimenta com inteligência para dar opção de passe aos companheiros e cumprir as rotações defensivas. Bate bola e ataca defensores no perímetro com naturalidade para alguém de sua altura. O jovem tem baixíssima média de desperdícios de posse (0.9), o que revela segurança e consciência de suas limitações criando as próprias oportunidades de cesta. Ainda que nada sensacional, ele é um bom passador e reboteiro que não deve comprometer na NBA. A última impressão é a que fica: provavelmente, apresentou seu melhor basquete em três anos de universidade no último Torneio da NCAA.
Pontos fracos: Dekker é dono de pequena envergadura em comparação ao tamanho do corpo (6’10’’), ou seja, possui braços curtos. Teve uma carreira universitária muito instável, marcada por altos e baixos em Wisconsin. Seu controle de bola é bom, mas carece de um refinamento maior (problemas com mudança de direção, em especial). Ele apresenta baixíssima média de assistências e índice de passes decisivos por posses de bola. Seu arremesso é terrivelmente inconstante e o aproveitamento nos chutes de longa distância caiu progressivamente nos três anos de NCAA. Mecânica de arremesso não muito equilibrada, que pode ser “exposta” com a maior distância da linha de três pontos profissional. O jogo ofensivo do ala é mais produto de transpiração do que inspiração, não é um “criador” por natureza e não projeta sê-lo na NBA. Muito mais provável que seja um bom coadjuvante, completando as lacunas do time, do que um astro no próximo nível.
Comparação: Chandler Parsons
Projeção: de 10ª a 20ª escolha
Confira alguns lances de Sam Dekker:
Legenda
Junior – Terceiro ano universitário