Prospecto do Draft 2013 – Nate Wolters

Nate Wolters Experiência: Senior, 22 anos Universidade: South Dakota State Posição: armador Altura: 1,94m Médias em 2012-13: 38.1 minutos, 22.3 pontos, 5.6 rebotes, 5.8 assistências, 1.7 roubo de bola, 0.1 toco, 2.3 erros de ataque, 48.5% de aproveitamento nos arremessos de quadra, 37.9% de conversão nas bolas de três pontos e 81.3% de acerto nos […]

Fonte:

Nate Wolters

Experiência: Senior, 22 anos
Universidade: South Dakota State
Posição: armador
Altura: 1,94m

Médias em 2012-13: 38.1 minutos, 22.3 pontos, 5.6 rebotes, 5.8 assistências, 1.7 roubo de bola, 0.1 toco, 2.3 erros de ataque, 48.5% de aproveitamento nos arremessos de quadra, 37.9% de conversão nas bolas de três pontos e 81.3% de acerto nos lances livres.

Publicidade

Características: Wolters consolidou-se como um dos melhores jogadores ofensivos do país na última temporada universitária, levando South Dakota State ao Torneio da NCAA pelo segundo ano consecutivo. Ele tem excelente altura para atuar na posição um entre os profissionais, mas carece de virtualmente todos os outros atributos físico-atléticos (velocidade, envergadura, força física, explosão) que poderiam ajudá-lo na NBA – o que acaba por limitar seu potencial. Não ter estes recursos faz com que sua produtividade seja comprometida, especialmente, na defesa. O jovem não é um defensor ruim em nível universitário, mas ajudado por sua inteligência e o nível geral dos adversários que enfrenta na conferência Summit League. No lado ofensivo, porém, o jogo de Wolters realmente brilha. Capaz de criar jogadas para si mesmo e os companheiros de time, o armador controla o ritmo e sabe o momento de pontuar ou passar. Ele mostra boa visão de quadra e faz passes com segurança, o que culmina em uma (excelente) proporção de 2.52 assistências por desperdícios. Dono de controle de bola refinado e avançado, o jovem é capaz de criar separação para os marcadores e possui bom arremesso de média e longa distância – sua mecânica não é a mais usual, com baixo ponto de lançamento e quase colocando a bola a frente do corpo, mas eficiente –, podendo arremessar mesmo contestado. Contra marcadores mais atléticos e experientes, essa faceta de seu jogo pode não se traduzir tão bem assim. Por outro lado, seu arremesso (pura e simplesmente) é algo que se revela em qualquer ambiente competitivo. Sua capacidade de atacar a cesta também é limitada pela ausência de melhores atributos físico-atléticos, mas, quando encontra espaço ou uma situação de entrar no garrafão, mostra novamente sua inteligência para conseguir pontos da forma mais segura possível: ele finta atletas mais altos, explora sua vantagem de estatura contra os mais baixos, sabe utilizar floaters/arremessos curtos contra pivôs e busca contato para ir aos lances livres. Wolters não é um atleta de elite, mas conhece o jogo e atua com raríssima inteligência para um jovem de 22 anos.

Comparações: Goran Dragic (Phoenix Suns) e Luke Ridnour (Minnesota Timberwolves)

Projeção: Entre a 30ª e 45ª escolha geral

Publicidade

Confira alguns dos melhores momentos de Nate Wolters:

[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=zjdPfZl3xY0]

[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=2DylmZMmPrk]

[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=Cdcvb81X0UU]

Publicidade

Legenda:

– Senior (quarto ano universitário)

Últimas Notícias

Comentários