Prospecto do Draft 2013 – Deshaun Thomas

Deshaun Thomas Experiência: Junior, 21 anos Universidade: Ohio State Posição: ala / ala-pivô Altura: 2.01m Médias em 2012-13: 35.4 minutos, 19.8 pontos, 5.9 rebotes, 1.3 assistência, 0.5 roubo de bola, 0.3 toco, 1.5 erro de ataque, 44.5% de aproveitamento nos arremessos de quadra, 34.4% de conversão nas bolas de três pontos e 83.4% de acerto […]

Fonte:

Deshaun Thomas

Experiência: Junior, 21 anos
Universidade: Ohio State
Posição: ala / ala-pivô
Altura: 2.01m

Médias em 2012-13: 35.4 minutos, 19.8 pontos, 5.9 rebotes, 1.3 assistência, 0.5 roubo de bola, 0.3 toco, 1.5 erro de ataque, 44.5% de aproveitamento nos arremessos de quadra, 34.4% de conversão nas bolas de três pontos e 83.4% de acerto nos lances livres.

Publicidade

Características: Thomas é um caso clássico de combo forward na pior condição possível: está “preso” entre as posições de ala e ala-pivô. Enquanto não possui o perfil físico (especialmente, estatura e condicionamento) para atuar na posição quatro entre os profissionais, sua condição atlética – no máximo – mediana compromete a eficiência entre os alas. Cestinha da temporada na forte conferência Big Ten, o jovem tem no arsenal e instintos ofensivos sua grande virtude – até porque, em outras áreas do jogo, mostra uma evidente indiferença. Bom arremessador com alcance além da linha dos três pontos da NBA, ele se notabiliza pela mecânica rápida e “pune” marcadores ao menor sinal de atraso e/ou espaço cedido. Sua seleção de chutes, porém, pode melhorar muito e isso se reflete no aproveitamento nos arremessos relativamente baixo. Já no garrafão, exibe um repertório sólido de costas para a cesta e traz dificuldades naturais aos defensores como finalizador por ser canhoto. Carente de controle de bola mais refinado e velocidade, Thomas não é capaz de criar espaço ou seu próprio arremesso nem em âmbito universitário e depende da movimentação sem a bola (usando bloqueios de companheiros, por exemplo) para achar boas situações de pontuar. Um esforço que, infelizmente, não leva para o resto de seu jogo. Estamos falando, afinal, de um reboteiro displicente na tábua defensiva e que registra fraca proporção de assistências por erros de ataque (0.866) mesmo sem ter um número alto de desperdícios. Além disso, seu rendimento no lado defensivo da quadra é inconsistente – prejudicado pela falta de atributos atléticos, mas também por uma postura visivelmente alheia e desinteressada.

Comparações: Derrick Williams (Minnesota Timberwolves) e Rodney Rogers (ex-Phoenix Suns)

Projeção: Entre a 25ª e 45ª escolha geral

Publicidade

Confira alguns dos melhores momentos de Deshaun Thomas:

[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=nxFFkk89kTs]

[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=AN2vseEB6zM]

Legenda:

Publicidade

– Junior (terceiro ano universitário)

Últimas Notícias

Comentários