https://www.youtube.com/watch?v=9_gKIJ9vSYI
Ainda faltam mais de oito meses para o próximo draft, mas um nome já vem deixando equipes da NBA em êxtase: Dragan Bender. Apontado como o mais talentoso prospecto europeu da atualidade, o ala croata esteve nos EUA com o elenco do Maccabi Tel Aviv para realizar dois amistosos contra times italianos. Dirigentes e olheiros se aglomeraram em Chicago e Nova Iorque para acompanhar uma das apresentações do jovem – e não saíram decepcionados.
“Dragan é o atleta mais parecido com Pau Gasol que já vi. Ele joga duro e tem ótimos instintos de antecipação defensiva. O lance em que pegou um passe ruim, quase na linha de três, e fez uma bandeja com apenas um drible mostrou para todos aqui o quão incrível ele é”, avaliou um gerente-geral de uma franquia da conferência Leste, em condição de anonimato, ao repórter Michael Scotto, do site SheridanHoops.
Scotto confirmou a presença de altos executivos de seis times no United Center e no Madison Square Garden para os jogos: Denver Nuggets, New York Knicks, Orlando Magic, Utah Jazz, Phoenix Suns e Philadelphia 76ers. Profissionais de menor representação de outras equipes também estiveram nos locais. Para outro GM da conferência Leste, Bender pode ser um dos principais atletas estrangeiros da liga no futuro.
“Eu amo Dragan. Ele pode ser o próximo grande jogador a vir da Europa para cá. Só tem 17 anos ainda, mas já possui braços longos e condição atlética combinados com ótimo feeling dentro de quadra para alguém tão jovem. Ele é um garoto centrado, “durão” e de excelente postura”, elogiou o dirigente. O prospecto completa 18 anos em novembro e, assim, será elegível para o próximo recrutamento da NBA.
Os números de Bender não impressionam (anotou dez pontos em 21 minutos na partida de Nova Iorque), mas o fato de já atuar profissionalmente em uma idade em que a maioria dos jovens talentos norte-americanos jogam contra colegiais precisa ser levado em conta. O adolescente estava ao lado de atletas como Jordan Farmar e Robbie Hummel em quadra. Além disso, deu um toco impressionante em Alessandro Gentile – provável reforço do Houston Rockets na temporada que vem.
Apesar da comparação com Gasol, Bender conta que sempre inspirou-se em outros astros do basquete europeu. “Quando era garoto, eu sempre observei e tentava jogar como Toni Kukoc. Hoje, tento acompanhar Dirk Nowitzki e Nikola Mirotic. Dirk é um ala-pivô que atua espaçando a quadra, como eu. Já Nikola é alguém que vejo para entender como ajustar-me ao estilo da NBA”, revelou o garoto, em entrevista a Scotto após a partida.
Com 2.15m de altura e 2.18m de envergadura, o jogador da seleção de base da Croácia atua nas posições três e quatro pelo Maccabi. A percepção é que, com o natural fortalecimento do corpo que virá com o tempo, também terá condição de jogar como pivô central em formações mais espaçadas. Bender não esconde suas preferências de momento, mas prepara-se para usar o valor da versatilidade no basquete atual em seu favor.
“Eu estou tentando ser um jogador completo, dentro e fora do garrafão, para poder atuar como o técnico e o time precisarem. Para mim, não importa em que posição tenha que jogar. Gosto de espaçar a quadra ou operar de costas para a cesta. Mas, neste momento, sinto-me mais confortável como ala-pivô porque sou alto e é mais fácil defender alguém maior do que atletas mais rápidos”, confessou o reserva do time israelense.
Bender assinou contrato de sete temporadas com o Maccabi Tel Aviv no ano passado, depois de ter sido eleito para o quinteto ideal do Eurobasket sub-18 (mesmo sendo dois anos mais jovem do que a maioria dos atletas participantes). Embora não haja confirmação dos seus planos em relação ao próximo draft, a maioria dos especialistas apontam o ala como uma provável escolha TOP 5 do recrutamento de 2016.