Prospecto colegial TOP 5, Emmanuel Mudiay vai iniciar carreira na China

Armador desiste de bolsa de estudos universitária para ganhar salário milionário no basquete internacional

Fonte: Armador desiste de bolsa de estudos universitária para ganhar salário milionário no basquete internacional

[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=TlQvu5L0zM0]

Um dos cinco melhores prospectos colegiais dos EUA vai se profissionalizar no outro lado do mundo. O armador Emmanuel Mudiay anunciou na última semana que desistiu da bolsa de estudos na Southern Methodist University (SMU), programa comandado pelo técnico Larry Brown, para iniciar sua carreira na China.

De acordo com Adrian Wojnarowski, do site Yahoo! Sports, o atleta de 18 anos vai receber US$1.2 milhão para atuar pelo Guangdong Southern Tigers na próxima temporada. Com o salário milionário, ele tornou-se o jogador mais bem pago da história a se profissionalizar fora dos EUA logo após terminar o colegial em uma instituição de ensino norte-americana.

Publicidade

“Depois de sentar com o treinador Brown e minha família, nós decidimos que a melhor forma de ajudar minha mãe era desistir a universidade e buscar oportunidades como profissional. Estava empolgado em jogar na SMU, mas cansado de ver minha mãe com dificuldades financeiras”, declarou o armador, por meio de nota oficial.

Mudiay e sua família são naturais do Congo e ele foi criado apenas pela mãe, por causa da morte precoce do pai. A família chegou aos EUA como refugiados da guerra civil no país e o garoto nem inglês falava quando desembarcou no Texas. A trajetória muito particular fez com que Brown entendesse e apoiasse a escolha do “quase” comandado.

Publicidade

“Eu sei que Emmanuel quer aliviar alguns dos desafios que sua família enfrenta e reconhece a oportunidade de ajudar agora. Por mais que acredite que a universidade é a melhor forma de preparar para a NBA e a vida, esta é uma situação única. Nós compreendemos sua decisão e desejamos o melhor para ele”, disse o lendário treinador.

[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=VW9QnBjAIHc]

Apesar do fator financeiro, especula-se que Mudiay era um sério candidato a ter problemas de elegibilidade para jogar basquete na universidade. Ele estudou seus últimos dois anos na “Prime Prep”, uma escola preparatória que ficou conhecida por complicações recentes na elegibilidade de dois jogadores de futebol americano com a NCAA. A instituição está sendo questionada por seus critérios acadêmicos e amadorismo dos estudantes-atletas.

Publicidade

Independentemente das suspeitas, o prospecto pode contar com um apoio especial em terras orientais: o veterano e ídolo do basquete chinês Stephon Marbury. “Eu acho que vai ser uma ótima publicidade para a nossa liga. A chegada de Emmanuel pode aumentar o apelo e, por consequência, a competitividade. Nós o recebemos de braços abertos, assim como todos os americanos que queiram construir uma carreira aqui”, disse o também armador.

Mudiay é o maior nome do basquete colegial a desistir de atuar no nível universitário e iniciar carreira internacionalmente desde Brandon Jennings, em 2008. Na época, o hoje armador do Detroit Pistons teve uma temporada apagada na Itália. A tendência é que, mesmo na China, o jovem ainda seja uma das dez primeiras escolhas do próximo recrutamento.

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários