Previsão: Oklahoma City Thunder (1°) x (5°) Memphis Grizzlies

Conferência Oeste: Oklahoma City Thunder  (1°) x (5°) Memphis GrizzliesContinua após a publicidade Confrontos na temporada: Memphis 2×1 Oklahoma City 14/11 – Thunder 97×107 Grizzlies 31/01 – Thunder 106×89 Grizzlies 20/03 – Grizzlies 90×89 ThunderContinua após a publicidade Datas dos confrontos Jogo 1 – domingo (05/05), Oklahoma City Jogo 2 – terça-feira (07/05), Oklahoma City Jogo 3 – […]

Fonte:

Conferência Oeste: Oklahoma City Thunder  (1°) x (5°) Memphis Grizzlies

Continua após a publicidade

Confrontos na temporada: Memphis 2×1 Oklahoma City

14/11 – Thunder 97×107 Grizzlies
31/01 – Thunder 106×89 Grizzlies
20/03 – Grizzlies 90×89 Thunder

Continua após a publicidade

Datas dos confrontos

Jogo 1 – domingo (05/05), Oklahoma City
Jogo 2 – terça-feira (07/05), Oklahoma City
Jogo 3 – sábado (11/05), 22h30, Memphis
Jogo 4 – data ainda a definir, Memphis
Jogo 5 – data ainda a definir, Oklahoma City*
Jogo 6 – data ainda a definir, Memphis*
Jogo 7 – data ainda a definir, Oklahoma City*

Continua após a publicidade

* se necessário
 
Memphis Grizzlies (54-26) – venceu a série contra o Los Angeles Clippers  por 4-2

Time Base nos playoffs:

Mike Conley (PG)
Tony Allen (SG)
Tayshaun Prince (SF)
Zach Randolph (PF)
Marc Gasol (C)

Continua após a publicidade

Reservas com mais tempo de quadra

Jerryd Bayless (PG)
Quincy Pondexter (SF)
Darrell Arthur (PF)
Keyon Dooling (PG)

Técnico: Lionel Hollins

Continua após a publicidade

Líderes (playoffs)

Pontos:  Zach Randolph (20.8)
Rebotes: Zach Randolph (8.0)
Assistências: Mike Conley (8.3)
Roubadas: Tony Allen (2.2)
Bloqueios: Marc Gasol (1.7)

Continua após a publicidade

 

Oklahoma City Thunder (61-21) – venceu a série contra o Houston Rockets por 4-2

Time-base nos playoffs

Reggie Jackson (PG)
Thabo Sefolosha (SG)
Kevin Durant (SF)
Serge Ibaka (PF)
Kendrick Perkins (C)

Continua após a publicidade

Reservas com mais tempo de quadra

Kevin Martin (SG)
Nick Collison (PF/C)
Derek Fisher (PG)
DeAndre Liggins (SG/SF)

Técnico: Scott Brooks

Continua após a publicidade

Líderes (playoffs)

Pontos: Kevin Durant (32.5)
Rebotes: Serge Ibaka (8.3)
Assistências: Kevin Durant (6.0)
Roubos de bola: Thabo Sefolosha (1.5)
Bloqueios: Serge Ibaka (3.0)

Continua após a publicidade

 

Análise do confronto

Apesar de ambas as equipes terem precisado de seis jogos para se classificar para as semifinais do Oeste, a trajetória de Oklahoma City Thunder e Memphis Grizzlies já é bem diferente nos playoffs. Enquanto o líder do Oeste teve que aprender na marra a jogar sem Russell Westbrook, o time de melhor da defesa da temporada vem de uma varrida simbólica, vencendo os últimos quatro jogos.

Continua após a publicidade

A lesão de Westbrook vai ser o fiel da balança nessa série – ainda não se sabe se ele vai ter condições de ajudar o Thunder nessa temporada. Sem ele, o ataque da franquia se tornou previsível, centrado nas ações de Kevin Durant, e se tornou presa fácil até para a fraca defesa do Houston Rockets, que foi a 3ª pior da NBA.

O armador se lesionou no segundo jogo da série, e então o Thunder ainda venceu mais uma partida graças à uma atuação sensacional de Durant (41 pontos). Então o Rockets sufocou o astro revezando Carlos Delfino, Chandler Parsons, James Harden e, principalmente, Francisco Garcia na sua marcação, ganhando dois jogos seguidos.

Continua após a publicidade

Por fim, no jogo seis, o Thunder eliminou o adversário, com Kevin Martin enfim acordando na série (25 pontos) e sendo o scorer que o time precisa, sem Westbrook. Mas o banco de reservas preocupa pela falta de profundidade: Scott Brooks teve que recorrer ao limitado DeAndre Liggins, e nem chegou a colocar o novato Jeremy Lamb em quadra.

Por que Ronnie Brewer não joga? Melhor defensor que Liggins ele é, pelo menos. Já Hasheem Thabeet não entrou em quadra para fazer o Hack-a-Asik no jogo 5, quando Brooks praticamente confessou não confiar na defesa do time para parar o Hockets. Por conta do small ball do Rockets, Nick Collison e Kendrick Perkins passaram pouquíssimo tempo jogando.

Continua após a publicidade

O Grizzlies derrotou o Los Angeles Clippers pelos mesmos 4-2, mas com um panorama completamente diferente. Após apanhar feio no primeiro jogo da série e perder o segundo por causa de um game winner de Chris Paul, eles venceram os quatro jogos seguidos e vem fortes para a série.

Zach Randolph, em especial, vem em ótima fase: nas quatro vitórias teve média de 24.8 pontos e 57,4% de aproveitamento nos arremessos. Como havia sido dito na previsão contra o Clippers, a mobilidade do ala-pivô é fundamental para o Grizzlies – e ele passou a jogar bem depois de ter torcido, de novo, o tornozelo esquerdo  no jogo 2.

Continua após a publicidade

A defesa do time foi a melhor do campeonato e mostrou isso durante a primeira rodada. Com exceção do jogo 1, o Clippers foi dominado, principalmente por conta dos ajustes que Lionel Hollins na rotação, ao dar mais tempo de quadra para Quincy Pondexter, descansando Tayshaun Prince e Tony Allen.

Marc Gasol abusou de DeAndre Jordan, Ryan Hollins e Ronny Turiaf no ataque, que invariavelmente não tem o mesmo QI de basquete do espanhol, que se aproveitou para fazer jogadas no garrafão com Randolph e arremessar de média distância. Mas foi na defesa que ele, o Melhor Defensor do Ano, se destacou: com ele em quadra, o Clippers teve um offensive rating de 104.3%, e com ele fora, 124.4%

Continua após a publicidade

Para superar o Grizzlies, o Thunder vai depender como nunca de Kevin Durant. Se ele teve dificuldades contra o Rockets, imagina quando  Tayshaun Prince, Quincy Pondexter e Tony Allen se revezarem o marcando? O Thunder precisa que Kevin Martin, Derek Fisher e Reggie Jackson estejam consistentes para que a defesa do adversário se preocupe em marcá-los, aliviando a vida de Durant.

É bom lembrar que, em 2011, as franquias também se enfrentaram nas semifinais do Oeste, e o Thunder, completo, com Westbrook e James Harden para desafogar Durant, só venceu no jogo 7, de um Grizzlies que estava desfalcado de Rudy Gay, com 39 pontos de Durant e um triplo-duplo de Westbrook.

Continua após a publicidade

Na temporada regular, a única vitória do Thunder nos três jogos contra o Grizzlies foi logo após a troca que levou Gay para Toronto, e antes da estreia de Prince. Será que hoje, “só” com Durant no ataque, o Thunder supera o Grizzlies, que já aprendeu a jogar sem Gay, e viu Mike Conley evoluir horrores tanto na defesa quanto no ataque?

Não parece provável.

Previsão

Memphis Grizzlies 4×2 Oklahoma City Thunder

Últimas Notícias

Comentários