Previsão: Milwaukee Bucks (1º) x (5º) Miami Heat

Semifinal do Leste coloca frente a frente duas das defesas mais sólidas da temporada

Fonte: Semifinal do Leste coloca frente a frente duas das defesas mais sólidas da temporada

Milwaukee Bucks (1º) x (5º) Miami Heat

Confrontos na temporada: Bucks 1 x 2 Heat

26/10 –  Heat 131 x 126 Bucks
02/03 – Bucks 89 x 105 Heat
06/08 – Heat 116 x 130 Bucks

Datas do confronto

Publicidade

31/08: Heat x Bucks – 19h30 – com transmissão do SporTV 2
02/09: Heat x Bucks – Horário a ser definido
04/09: Bucks x Heat – Horário a ser definido
06/09: Bucks x Heat – Horário a ser definido
08/09: Heat x Bucks – Horário a ser definido *
10/09: Bucks x Heat – Horário a ser definido *
12/09: Heat x Bucks – Horário a ser definido *

* Se necessário

Horários de Brasília

 

Milwaukee Bucks (56-17)

Publicidade

O Bucks começou os playoffs de forma estranha e, surpreendentemente, perdeu o primeiro jogo da série contra o desfalcado Orlando Magic. Mas após o tropeço, o time treinado por Mike Budenholzer se recuperou e, de maneira protocolar, venceu as quatro partidas seguintes e fechou a série sem sustos.

Dona da melhor campanha da temporada, a equipe de Milwaukee foi uma das mais afetadas pela paralisação por conta da pandemia e chegou à “bolha” de certa forma desmotivada nos jogos restantes da fase regular, pois não havia nada em disputa para o time.

Publicidade

Para a série contra o Heat, o Bucks vai precisar “subir o sarrafo”, elevar o nível de jogo, retomar o ritmo forte da temporada regular. E o astro Giannis Antetokounmpo, mais do que nunca, vai precisar da ajuda dos companheiros se quiser alcançar a final do Leste.

 

 

Miami Heat (44-29)

Publicidade

O Heat fez uma série irretocável contra o Indiana Pacers e, contrariando algumas expectativas, “varreu” o rival. Méritos totais para o técnico Erik Spoelstra, que mostrou, mais uma vez, sua capacidade de extrair o melhor de seus comandados e armar um time sólido.

Reserva durante a maior parte da temporada regular, Goran Dragic virou titular nos playoffs e tem atuado muito bem. Bam Adebayo e Jimmy Butler, os líderes do time em quadra, estão em ótima forma e são fundamentais para o sucesso do time nos dois lados da quadra. Os jovens Duncan Robinson e Tyler Herro mostraram, novamente, que são grandes arremessadores e o desafogo do Heat no perímetro. Jae Crowder e Andre Iguodala são os defensores capazes de incomodar as estrelas do adversário.

Publicidade

Com uma rotação qualificada, e solidez nos dois lados da quadra, o Heat vive um momento muito bom na “bolha” e pode se aproveitar disso para superar o Bucks, algo que poucos poderiam imaginar meses atrás.

 

 

Análise do confronto

Na minha opinião, Bucks e Heat vão protagonizar a série mais equilibrada da segunda rodada dos playoffs, com boas possibilidade de disputarem sete jogos. Afinal, tratam-se de duas equipes sólidas nos dois lados da quadra e com treinadores qualificados.

Publicidade

Detentor da melhor campanha da temporada, o time de Milwaukee vai enfrentar um adversário que vive um momento especial na “bolha”, e que, de quebra, é um matchup bastante complicado para o astro Giannis Antetokounmpo. Outro duelo interessante de se acompanhar será entre os alas Jimmy Butler e Khris Middleton. Miami, aliás, foi o único time a bater o Bucks por duas vezes na temporada.

Na fase regular, o Heat levou a melhor em dois dos três duelos contra o Bucks. Especialmente nas duas partidas disputadas antes da paralisação, que tiveram o time de Miami como vencedor, Antetokounmpo passou por maus bocados quando teve Bam Adebayo como seu defensor primário. No jogo realizado em 02/03, vencido pelo Heat (105 a 89), o grego marcou apenas 13 pontos e acertou 33,3 dos arremessos de quadra (6-18). O que mais chamou a atenção foi que, quando marcado por Adebayo, Antetokounmpo acertou somente um arremesso de quadra em dez tentativas e errou todos os sete chutes contestados pelo pivô adversário. E mais, o atual MVP da NBA não marcou um ponto sequer em transição, uma de suas maiores características no ataque. Adebayo tem agilidade, tamanho, força física e QI elevado de basquete para saber se posicionar em quadra e dificultar ao máximo a vida do astro grego. Muito por conta do pivô, um dos finalistas ao prêmio de jogador que mais evoluiu (MIP), o Heat é o quinto melhor da liga defendendo a área pintada (38,0 pontos sofridos) e o quarto em eficiência defensiva nos playoffs (103,9 pontos sofridos por 100 posses de bola).

Publicidade

Por outro lado, o Bucks é o time com a defesa mais sólida da NBA. Na temporada regular foi o que menos sofreu pontos no garrafão (28,8) e o líder em eficiência defensiva (102,5 pontos sofridos por 100 posses de bola). Nos playoffs, isso não mudou muito. A equipe segue como a que melhor protege o aro (27,6 pontos sofridos) e é a segunda em eficiência defensiva (101,9 pontos sofridos por 100 posses de bola, atrás apenas do Houston Rockets). Em razão disso, o Heat deverá encontrar dificuldades para transpor a barreira de Antetokounmpo, eleito melhor defensor da temporada, e de Brook Lopez, que teve/está tendo um desempenho irrepreensível protegendo o aro em 2019/20.

Por terem garrafões bem protegidos, o diferencial na série será o aproveitamento nos arremessos de média e longa distância. É aí que considero que o time da Flórida leva vantagem. O Heat tem o melhor arremessador da temporada, Duncan Robinson, com seus incríveis quase 45% de aproveitamento nos chutes do perímetro, um verdade sniper no catch and shoot (recebe a bola e arremessa). Além dele, o time de Miami possui outros bons arremessadores de longa distância como Tyler Herro (38,95), Jae Crowder (44,5%) e Kelly Olynyk (40,6%). Nos playoffs, o Heat é o quinto em aproveitamento do perímetro (39,1%). Já o Bucks, sexto melhor em aproveitamento nos chutes de longa distância (38,3%), confia no poderio de Middleton (41,5%), George Hill (46%) e Kyle Korver (41,8%).

Publicidade

O duelo vai marcar também times que jogam em diferentes velocidades. Por cadenciar mais o ritmo de jogo, o Heat foi a quarta equipe com menos posses de bola (98,7) na fase regular e a quinta nos playoffs (97,9). Em contrapartida, o Bucks é o time de maior pace, seja na temporada regular (105,5) ou nos playoffs (104,6). Não por acaso, por jogar em um ritmo mais acelerado, a equipe de Milwaukee é a líder em turnovers na pós-temporada (média de 16,6 desperdícios de bola por partida).

Dito isso, encerro a análise com a previsão de vitória para o Heat em sete partidas. Está em um momento melhor, sabe como desacelerar Antetokounmpo e leva ligeira vantagem no poderio ofensivo vindo do perímetro.

https://www.youtube.com/watch?v=MryBsI6jWvY

Publicidade

Palpite: Milwaukee Bucks 3 x 4 Miami Heat

Últimas Notícias

Comentários