Times chegam para a final sem algumas peças importantes
Conferência Leste: Miami Heat (2°) x (4°) Boston Celtics
Confrontos na temporada: Boston 2 x 1 Miami
27 DEZ – BOS 107 x 115 MIA
10 ABR – BOS 115 x 107 MIA
24 ABR – MIA 66 x 78 BOS
Datas do confronto
28-05: Miami Heat x Boston Celtics – 21h30 (Em Miami)
30-05: Miami Heat x Boston Celtics – 21h30 (Em Miami)
01-06: Boston Celtics x Miami Heat – 21h30 (Em Boston)
03-06: Boston Celtics x Miami Heat – 21h30 (Em Boston)
05-06: Miami Heat x Boston Celtics – 21h30 (Em Miami)*
07-06: Boston Celtics x Miami Heat – 21h30 (Em Boston)*
09-06: Miami Heat x Boston Celtics – 21h30 (Em Miami)*
*Se necessário
Horários de Brasília
Miami Heat (46-20)
Maior sequência de vitórias: 9 (10/02 a 01/03)
Maior sequência de derrotas: 3 (10/01 a 13/01)
Playoffs: 4 a 1 contra o New York Knicks e 4 a 2 contra o Indiana Pacers
Time-base
Mario Chalmers (PG)
Dwyane Wade (SG)
Shane Battier (SF)
LeBron James (PF)
Ronny Turiaf (C)
Reservas com mais tempo de quadra
Joel Anthony (C)
Mike Miller (SG/SF)
Norris Cole (PG)
Chris Bosh está contundido
Técnico: Erik Spoelstra
Líderes (temporada regular)
Pontos: LeBron James – 27.2
Rebotes: LeBron James e Chris Bosh – 7.9
Assistências: LeBron James – 6.2
Roubos de bola: LeBron James – 1.9
Bloqueios: Dwyane Wade e Joel Anthony – 1.3
Líderes (playoffs)
Pontos: LeBron James – 29.0
Rebotes: LeBron James – 8.7
Assistências: LeBron James – 5.9
Roubos de bola: LeBron James – 2.5
Bloqueios: Dwyane Wade – 1.3
Boston Celtics
Boston Celtics (39-27)
Maior sequência de vitórias: 5 (28/02 a 06/03, 25/03 a 01/04)
Maior sequência de derrotas: 5 (06/01 a 16/01, 15/02 a 22/02)
Playoffs: 4 a 2 contra o Atlanta Hawks e 4 a 3 contra o Philadelphia 76ers
Time-base
Rajon Rondo (PG)
Ray Allen (SG)
Paul Pierce (SF)
Brandon Bass (PF)
Kevin Garnett (C)
Reservas com mais tempo de quadra
Mickael Pietrus (SG/SF)
Greg Stiemsma (C)
Keyon Dooling (PG)
Ryan Hollins (C)
Marquis Daniels (SG/SF)
Sasha Pavlovic (SF/SG)
Avery Bradley está contundido
Técnico: Doc Rivers
Líderes (temporada regular)
Pontos: Paul Pierce – 19.4
Rebotes: Kevin Garnett – 8.2
Assistências: Rajon Rondo – 11.7
Roubadas: Rajon Rondo – 1.8
Bloqueios: Greg Stiemsma – 1.6
Nos playoffs
Pontos: Paul Pierce – 19.3
Rebotes: Kevin Garnett – 10.8
Assistências: Rajon Rondo – 12.3
Roubadas: Rajon Rondo – 2.7
Bloqueios: Kevin Garnett – 1.5
Análise do confronto
Miami Heat e Boston Celtics vivem situações semelhantes para o início da final da conferência Leste. Os dois times perderam jogadores importantes durante as semifinais e vão remendados em busca da final da NBA.
Para o Celtics, a situação é um pouco mais incômoda, pois ficou sem um de seus melhores defensores, o armador Avery Bradley, que passou por cirurgia nos dois ombros recentemente. Além dele, o time foi perdendo peças úteis durante toda a temporada regular, como Jeff Green, Jermaine O’Neal, e Chris Wilcox.
O Heat ficou sem a sua principal força ofensiva dentro do garrafão, o ala-pivô Chris Bosh, logo no primeiro jogo da semifinal contra o Indiana Pacers. Para piorar, Mike Miller, o melhor arremessador de longa distância do time, joga no sacrifício.
Mas jogar no sacrifício não é exatamente uma exclusividade da equipe da Flórida. Ray Allen, com uma torção no tornozelo, chegou a ficar de fora de dois jogos nos mata-matas. A lesão visivelmente vem o atrapalhando no ataque. Nos playoffs, o veterano converteu somente 26.9% de seus arremessos de três pontos. Seu grande problema é que depois que foi obrigado a reassumir a titularidade, seus arremessos pararam de cair de uma forma geral. Nesse período, Allen acertou 31.0% dos lances de quadra e 23.5% de três. Paul Pierce também não está em sua melhor condição física.
No entanto, ainda assim, com tantas contusões, os dois times estão na final do Leste por seus próprios méritos, porque souberam se reinventar.
Bosh, por enquanto, não tem previsão de retorno e é possível que fique fora dessa série.
O Miami, por exemplo, depois que Bosh se machucou, utilizou até Dexter Pittman como titular, o que durou meros três minutos. O francês Ronny Turiaf ficou no quinteto inicial no lugar do camisa 1, mas quem definitivamente apareceu foi Udonis Haslem, especialmente nas últimas duas partidas em que atuou. Haslem vinha perdendo espaço, mas nos jogos quatro e cinco contra o Pacers ele foi muito importante, com médias de 12.0 pontos e 5.0 rebotes no período.
LeBron James e Dwyane Wade só não fizeram chover contra o Pacers. Bem, James foi espetacular durante toda a série, mas Wade acordou depois de fazer apenas cinco pontos na terceira partida. Nos três jogos seguintes, suas médias foram de 33.0 pontos, 7.3 rebotes e 3.7 assistências. Só não foi melhor que LeBron, que ficou com 30.0 pontos, 10.8 rebotes e 7.0 passes decisivos na série.
O Celtics possui uma chance de vencer o Heat nessa final. Tem que atacar o garrafão, já que o Miami não possui opções válidas no banco de reservas, exceto Joel Anthony, muito bom defensor, mas uma lástima com a bola nas mãos no ataque. Uma outra seria atacar o perímetro, com bolas de três. O problema é que o Heat neutralizou o New York Knicks, time especialista nos arremessos de longe, na primeira rodada, permitindo apenas 27.4%. Contra o Pacers foi um pouco pior, mas levou 32.1%. Sem Allen em suas melhores condições, o Celtics possui apenas Pierce como arma.
Sem Bradley, quem marcará Wade será Allen. Aqui, a série pode se desequilibrar em favor do Miami. Não que o veterano seja um defensor abaixo da média. Pelo contrário. Porém, seu tornozelo é uma preocupação.
Mas como parar LeBron?
James já enfrentou o Celtics em playoffs na época em que jogava pelo Cleveland Cavaliers. Sempre que isso aconteceu, o time de Massachusetts obrigou LeBron a arremessar de longe, trancando o garrafão para as suas infiltrações.
Para o Heat, os astros Wade e James precisarão de um pouco mais de seus companheiros. Tudo bem. Juntos, eles fizeram 197 pontos nos últimos três jogos, média de 65.7. Mas Chalmers precisará ajustar seu arremesso, Haslem terá de seguir efetivo dentro do garrafão, e Battier será obrigado a produzir mais no ataque (4.8 pontos nos playoffs).
Rondo está sendo espetacular nos playoffs, obtendo três triplo-duplos. Quando Pierce saiu com seis faltas no jogo decisivo contra o Sixers, o armador anotou 11 pontos e fez com que seu time se classificasse para a final. Contra o Heat, na temporada regular, o camisa 9 obteve médias de 18.7 pontos, 13.7 assistências e 7.7 rebotes.
O fato é que veremos uma série em que os titulares terão uma carga ofensiva muito grande, pois ambos os bancos não são muito confiáveis no ataque. Existem, em sua grande maioria, especialistas em defesa.
Acredito que o Heat reúne maiores condições de superar o Celtics.
Palpite
Miami Heat 4 x 2 Boston Celtics


