Previsão da temporada: Utah Jazz

Utah Jazz 2011-12: 36-30, 8º na Conferência Leste Playoffs: eliminado pelo San Antonio Spurs na primeira rodada (0-4) Técnico: Tyrone Corbin (duas temporadas na equipe, um playoff) GM: Dennis Lindsey (primeira temporada na equipe) Destaques: Paul Millsap e Al Jefferson ElencoPublicidade 19 Raja Bell 10 Alec Burks 3 DeMarre Carroll 40 Jeremy Evans 15 Derrick […]

Fonte:

Utah Jazz

2011-12: 36-30, 8º na Conferência Leste
Playoffs: eliminado pelo San Antonio Spurs na primeira rodada (0-4)
Técnico: Tyrone Corbin (duas temporadas na equipe, um playoff)
GM: Dennis Lindsey (primeira temporada na equipe)
Destaques: Paul Millsap e Al Jefferson

Elenco

Publicidade

19 Raja Bell
10 Alec Burks
3 DeMarre Carroll
40 Jeremy Evans
15 Derrick Favors
8 Randy Foye
20 Gordon Hayward
25 Al Jefferson
0 Enes Kanter
24 Paul Millsap
55 Kevin Murphy
6 Jamaal Tinsley
11 Earl Watson
5 Mo Williams
2 Marvin Williams

Quem chegou: Randy Foye, Kevin Murphy, Mo Williams e Marvin Williams.

Quem saiu: Devin Harris, C.J. Miles, Josh Howard e Blake Ahearn.

Publicidade

Após um ano de ausência, o Jazz conseguiu superar a perda de Deron Williams e retornou aos playoffs no primeiro semestre. A classificação foi “ajudada” pela queda de produção de alguns adversários diretos (em especial, o Timberwolves), mas mostrou a força da nova base de Utah. As saídas dos alas C.J. Miles e Josh Howard – usados até demais pelo técnico Tyrone Corbin na última campanha – abrem maior espaço na rotação para os mais jovens (e eficientes) Alec Burks e Gordon Hayward. Agora, a palavra-chave na franquia parece ser manutenção: o time não contratou grandes astros e entra nesta nova temporada buscando repetir o sucesso da anterior com a mesma fórmula do início do ano.

O perímetro

Apesar das poucas mudanças no elenco, o jovem Gordon Hayward deverá ter dois parceiros novos na composição no perímetro titular. Os recém-chegados Mo e Marvin Williams assumem as vagas preenchidas por Devin Harris e Josh Howard nos playoffs deste ano. No decorrer da campanha, C.J. Miles (agora no Cavaliers) e Raja Bell (afastado do grupo) também chegaram a assumir uma vaga titular do perímetro.

Publicidade

O reserva imediato de Mo Williams é o veterano Earl Watson, mas ele ainda se recupera de uma cirurgia e não teve condições de jogo na pré-temporada. Abre-se espaço, então, para outro jogador experiente: Jamaal Tinsley. Em condições plenas, a tendência é que Watson preencha esta lacuna.

O recém-contratado Randy Foye e Alec Burks são as duas alternativas naturais para a reserva de Marvin Williams e Hayward. No entanto, ambos são baixos para atuar na posição três e isso abre espaço para os mais altos DeMarre Carroll e Jeremy Evans. O primeiro ganha pontos por sua capacidade defensiva, enquanto o segundo é um dos mais atléticos jogadores da liga e protagoniza algumas das mais incríveis jogadas da atualidade na NBA.

Publicidade

Nesta conjuntura, o ala-armador Kevin Murphy – selecionado na segunda rodada do último draft e especialista em arremessos – não deverá ser muito utilizado por Corbin.

O garrafão

Dono de uma das mais fortes rotações de garrafão da liga, o Jazz tem uma situação muito bem definidas nas posições quatro e cinco. Entrosados, Al Jefferson e Paul Millsap formarão a dupla titular pelo terceiro ano seguido. Ambos tendem a perder tempo de quadra, porém, diante da ascensão dos jovens Enes Kanter e Derrick Favors. O primeiro foi o grande destaque do time na pré-temporada, enquanto o segundo é o principal homem de garrafão do banco de Utah.

Publicidade

O treinador Corbin tem uma série de atletas a sua disposição que podem atuar como ala-pivôs em uma eventual formação mais baixa (Jeremy Evans, DeMarre Carroll, Marvin Williams), mas é difícil vê-lo recorrendo com frequência a este artifício possuindo tanta qualidade no garrafão.

Análise geral:

O Jazz parece muito satisfeito com o time que possui no momento. O principal motivo pelo qual não se fala muito na franquia é exatamente o fato de não terem feito grandes contratações. No entanto, os reforços que chegaram são pontuais e revelam uma direção consciente do elenco que tem em mãos, as lacunas que precisam ser preenchidas. Com quatro atletas selecionados na loteria dos últimos três drafts (Favors, Hayward, Kanter e Burks), a aposta na continuidade do desenvolvimento do jovem grupo é coerente. A equipe tem tudo para chegar novamente aos playoffs em 2013 no forte Oeste e avançar mais alguns passos no processo de formação de um futuro candidato ao título.

Publicidade

Previsão:7º lugar na conferência Leste 

Últimas Notícias

Comentários