Previsão da temporada – Milwaukee Bucks

Equipe contrata bem, mas lesão de Khris Middleton deve encerrar sonho por playoffs

Fonte: Equipe contrata bem, mas lesão de Khris Middleton deve encerrar sonho por playoffs

Milwaukee Bucks

Campanha em 2015-16: 33-49, 12° colocado na conferência Leste
Playoffs: Não se classificou
Técnico: Jason Kidd (terceira temporada)
GM: John Hammond (nona temporada na equipe)
Destaques: Giannis Antetokounmpo, Khris Middleton, Jabari Parker
Time-base: Matthew Dellavedova – Giannis Antetokounmpo – Tony Snell (Mirza Teletovic) – Jabari Parker – Miles Plumlee

Elenco

Publicidade

8 – Matthew Dellavedova, armador
34 – Giannis Antetokounmpo, armador/ala-armador/ala
3 – Jason Terry, armador
13 – Malcolm Brogdon, ala-armador
20 – Rashad Vaughn, ala-armador
22 – Khris Middleton, ala-armador
21- Tony Snell, ala-armador/ala
28 – J.J. O’Brien, ala
55 – Orlando Johnson, ala
12 – Jabari Parker, ala/ala-pivô
6 – Steve Novak, ala-pivô
9 – Michael Beasley, ala-pivô
31 – John Henson, ala-pivô
35 – Mirza Teletovic, ala-pivô
7 – Thon Maker, ala-pivô
15 – Greg Monroe, pivô
45 – Jaleel Roberts, pivô
18 – Miles Plumlee, pivô

Quem chegou: Malcolm Brogdon (draft), Thon Maker (draft), Matthew Dellavedova, Tony Snell, Jason Terry, J.J. O’Brien, Orlando Johnson, Michael Beasley, Mirza Teletovic, Jaleel Roberts

Publicidade

Quem saiu: Jerryd Bayless, Michael Carter-Williams, Chris Copeland, Jared Cunningham, Tyler Ennis, Damien Inglis, O.J. Mayo, Johnny O’Bryant, Greivis Vasquez

Revisão

Publicidade

As quarenta e uma vitórias e a boa série contra o Chicago Bulls na temporada 2014-15 deixaram as expectativas para a campanha 2015-16 do Milwaukee Bucks no alto. Projetada para não só alcançar novamente a pós-temporada como conseguir uma série vitoriosa após 13 anos, a franquia de Wisconsin decepcionou ao vencer apenas 33 partidas.

Grande contratação da franquia, Greg Monroe alcançou médias de 15.3 pontos, 8.8 rebotes, 2.3 assistências e 52% de aproveitamento nos arremessos de quadra. Apesar dos números semelhantes aos da última campanha com o Detroit Pistons, Monroe não se encaixou bem com a efetivação de Giannis Antetokounmpo como principal armador da equipe. Após a redução dos minutos de Monroe e a utilização de jogadores mais versáteis, o técnico Jason Kidd conseguiu elevar os números do trio Antetokounmpo, Jabari Parker e Khris Middleton, deixando como principal missão para a offseason encontrar dois jogadores para complementa-los.

Publicidade

O perímetro

Publicidade

Antetokounmpo será o foco no ataque. Com 2,13 de altura, o grego pode não ser listado como o armador da equipe, mas será o jogador que tomará as decisões ofensivas. Desta forma, o jogador conseguiu 18.8 pontos, 8.6 rebotes, 7.2 assistências, 24 partidas de pelo menos 20 pontos e cinco triplos duplos nos 28 jogos finais.

Com a lesão de Khris Middleton, titular na posição de ala-armador, a diretoria do Bucks acertou uma troca com o Chicago Bulls, recebendo o também ala-armador Tony Snell por Michael Carter-Williams. Uma vez adaptado, Snell deve ser promovido ao quinteto titular.

Publicidade

Apesar de Antetokounmpo ser o jogador com liberdade de criar para a equipe, Jason Kidd optará por manter um “armador” ao lado do grego. Contratado por US$ 38 milhões na última offseason, Matthew Dellavedova oferece exatamente o que o treinador procurava. Sem a necessidade de estar com a bola para ser efetivo ofensivamente e ótimo defensor, o australiano terá minutos de sobra para justificar seu novo contrato.

Jason Terry será outra boa opção para Kidd. Parceiro do treinador no título do Dallas Mavericks em 2011, Terry pode atuar tanto como armador com a bola nas mãos quanto como ala-armador esperando para arremessar. Nos últimos dois anos com o Rockers, o jogador de 39 anos acertou 37% dos tiros de longa distância, marca superior a média geral da equipe na última temporada.

Publicidade

Rashad Vaughn foi citado por Kidd como provável titular após a lesão de Middleton, porém, seus problemas nos arremessos de quadra durante a pré-temporada tiraram o momento do jovem. Malcolm Brogdon será o último da rotação.

O garrafão

Em sua primeira temporada completa como jogador da NBA, Jabari Parker alcançou médias de 14.1 pontos, 5.2 rebotes e 49% de aproveitamento nos arremessos. Com a mudança no estilo de jogo após o All-Star Break, o jogador de 21 anos viu seus números subirem para 18.9 pontos e 6.1 rebotes. Versátil, Parker deve iniciar as partidas como ala-pivô, mas pode desempenhar o papel de ala em formações com dois jogadores de garrafão.  Ainda assim, o jogador precisará aumentar seu aproveitamento nos tiros de longa distância se quiser passar mais tempo no perímetro. Parker conectou apenas 29% de seus arremessos para três pontos na última campanha, e está com 40% na atual pré-temporada em apenas dez tentativas.

Publicidade

Se utilizar Parker na posição 3, Jason Kidd terá Mirza Teletovic , Michael Beasley e Steve Novak como principais opções de strech four. Quarto pior time da conferência Leste em aproveitamento nos arremessos de longa distância (34%) e equipe com o menor número de tentativas na liga por jogo (15.4), o Bucks deve priorizar Teletovic ao lado de um dos pivôs. O bósnio foi o jogador de garrafão de que mais tentou (460) e converteu (181) bolas de três pontos na temporada passada.

Thon Maker, décima escolha no último recrutamento, é a maior incógnita do elenco. Com altura de pivô e físico de ala, o jovem de 19 anos alcançou médias de 14.2 pontos e 9.6 rebotes durante a Liga de Verão. No entanto, a pré-temporada tem mostrado que Maker não deve estar pronto para a NBA. Apesar de começar entre os 15 do elenco, é mais provável ver Maker atuando na D-League que no time principal.

Publicidade

Grande contratação do Bucks na última agência livre, Greg Monroe pode ser o melhor talento na posição 5 do elenco, mas é o pivô que menos se encaixa no sistema de Kidd. Após o Jogo das Estrelas, John Henson e Miles Plumlee tiveram mais sucesso com Antetokounmpo como armador, principalmente o segundo.  Plumlee foi rapidamente nomeado o titular pelo técnico e estará no quinteto titular. Monroe pode ser o grande líder da segunda unidade, da mesma forma que Enes Kanter funcionou para o Oklahoma City Thunder na temporada passada. Porém, o jogador terá que aceitar seu novo papel.

Análise geral

https://www.youtube.com/watch?v=2icHR5xzbWw

A equipe promissora da temporada 2014-15 fracassou na campanha passada e não terá vida fácil na busca pelos playoffs. As adições de Dellavedova, Teletovic, Terry e Snell trouxeram exatamente o que o técnico Jason Kidd procurava, porém, a lesão de Khris Middleton é um golpe difícil de superar. Além de liderar a equipe em pontos (18.2), o ala ficou entre os 20 primeiros da liga em minutos atuados, roubos de bola e aproveitamento em lances livres, mostrando ser um poder ofensivo e defensivo.

Publicidade

O experimento de Giannis Antetokounmpo como armador deu certo na temporada passada, mas sua completa transição para “dono da bola” pode ser complicada. É claro que a equipe tem totais condições de vencer mais que 33 partidas, mas desbancar outras sete equipes na conferência Leste não será fácil, talvez, só se o grego conseguir uma temporada com triplo duplo de média, assim como Jason Kidd prevê.

Previsão: 13° lugar na conferência Leste

Últimas Notícias

Comentários