Previsão da temporada: Boston Celtics

Boston Celtics 2011-12: 39-27, 4º na Conferência Leste Playoffs: derrotado na final do Leste pelo Miami Heat (4 a 3) Técnico: Doc Rivers (oito temporadas, 375-265) GM: Danny Ainge (nove temporadas, sete playoffs, um título) Destaques: Rajon Rondo, Paul Pierce, Kevin Garnett ElencoPublicidade 28 Leandro Barbosa 30 Brandon Bass 0 Avery Bradley 98 Jason Collins […]

Fonte:

Boston Celtics

2011-12: 39-27, 4º na Conferência Leste
Playoffs: derrotado na final do Leste pelo Miami Heat (4 a 3)
Técnico: Doc Rivers (oito temporadas, 375-265)
GM: Danny Ainge (nove temporadas, sete playoffs, um título)
Destaques: Rajon Rondo, Paul Pierce, Kevin Garnett

Elenco

Publicidade

28 Leandro Barbosa
30 Brandon Bass
0 Avery Bradley
98 Jason Collins
5 Kevin Garnett
8 Jeff Green
43 Kris Joseph
11 Courtney Lee
13 Fab Melo
99 Darko Milicic
34 Paul Pierce
9 Rajon Rondo
7 Jared Sullinger
4 Jason Terry
44 Chris Wilcox

Quem chegou: Leandro Barbosa, Jason Collins, Kris Joseph, Courtney Lee, Fab Melo, Darko Milicic, Jared Sullinger, Jason Terry, Chris Wilcox.

Quem saiu: Ray Allen, Marquis Daniels, Keyon Dooling, Ryan Hollins, JaJuan Johnson, E’Twaun Moore, Aleksandar Pavlovic, Mickael Pietrus, Greg Stiemsma, Sean Williams.

Publicidade

O Boston Celtics chega para esta temporada com dois brasileiros. O pivô Fab Melo, escolhido na primeira rodada do draft e o ala-armador Leandro Barbosa, que só assinou com a equipe recentemente. A ausência de Ray Allen será sentida, com toda certeza, mas o veterano Jason Terry chega para suprir parte disso. No mais, o elenco está relativamente mais forte que na última temporada.

O perímetro

Rajon Rondo será mais uma vez o armador principal da equipe, mas mais que isso, será um líder. O técnico Doc Rivers pediu para que Rondo contribua com os jogadores mais novos que chegaram para este ano como um mentor. E Rondo já fez questão de elogiar o calouro Jared Sullinger. Em quadra, no entanto, Rondo é mais que isso. Um dos melhores armadores da atualidade, o camisa 9 é uma máquina de triplo-duplos e defende muito bem.

Publicidade

Até que Avery Bradley retorne ao time, pois recupera-se de lesão nos ombros, Rivers vem mantendo um certo mistério para escolher o seu substituto no quinteto titular. Pelos jogos da pré-temporada, é provável que seja Courtney Lee, porém a chegada de Leandrinho ao time pode fazer com que isso mude. Lee tem ao seu favor uma defesa muito forte e um ótimo arremesso.

Jason Terry é um cestinha nato e tem um arremesso de três pontos bastante preciso. Nos momentos decisivos, é certo que o veremos em quadra.

O único problema é que o Celtics não conta com nenhum armador de ofício para Rondo. Barbosa, Terry, e Bradley, são essencialmente jogadores da posição 2, que em algum momento de suas carreiras fizeram o papel de organizadores.

Publicidade

Paul Pierce está na equipe pelo 15º ano consecutivo e ainda é o principal cestinha. Sua presença continua sendo intimidadora nos dois lados da quadra. De quebra, melhorou seus números em pontos e assistências em 2011-12 em relação aos dois anos anteriores. Na teoria, Jeff Green é o seu reserva imediato, mas o jogador, que sofreu problema cardíaco no ano passado, pode jogar como ala-pivô.

O garrafão

Entra ano, sai ano, e o Celtics continua perdendo jogadores de garrafão. Não que Ryan Hollins fará falta, mas Greg Stiemsma era peça importante no elenco. Ao menos, chegaram Darko Milicic, Jason Collins e o ala-pivô Chris Wilcox retornou. Além disso, o time foi atrás de dois jogadores de garrafão no draft: Jared Sullinger e o brasileiro Fab Melo. Para se ter uma noção da qualidade de Sullinger, ele disputa posição no quinteto titular logo em seu primeiro ano, tendo Brandon Bass como seu principal rival. Melo não deverá ter tanto tempo de quadra, mas pode ser útil, se necessário.

Publicidade

Kevin Garnett é ainda um dos melhores defensores da NBA, aos 36 anos. E Garnett não teve problema algum para adaptar-se como pivô, posição que evitou jogar durante toda a carreira. Nas férias, reassinou com a equipe e estará lá até 2014-15.

Bass, dono de um bom arremesso de média distância e fisicamente forte para bater contra os adversários de garrafão, era incontestável até pouco tempo atrás. No entanto, pode perder sua vaga cativa para o novato Sullinger.

Publicidade

Análise geral:

Em partes, o Celtics é sim, melhor que no ano passado. Claro que perder um jogador do calibre de Ray Allen não é a melhor coisa do mundo, mas a equipe fez boas contratações e tentará bater o Miami Heat para buscar a final do Leste. Doc Rivers sabe que é uma tarefa ingrata e quer fazer com que Rondo seja o foco do time neste ano. A defesa é o principal trunfo do Celtics, que levou apenas 89.3 pontos por jogo em 2011-12, a segunda melhor marca, atrás somente do Chicago Bulls. É de se esperar um grande ano do time de Massachusetts.

Publicidade

Previsão: segundo lugar na conferência Leste

Últimas Notícias

Comentários