Washington Wizards
Por Vinicius Donato
2010-11: 23-59, 13° na conferência Leste
Playoffs: não se classificou
Técnico: Flip Saunders (duas temporadas, 49-115)
GM: Ernie Grunfeld (oito temporadas, quatro playoffs, nenhum título)
Destaques: John Wall e Andray Blatche
Elenco
2- John Wall, armador
22- Shelvin Mack, armador
15- Jordan Crawford, ala-armador
6- Mo Evans, ala-armador
1- Nick Young, ala-armador
8- Roger Mason, ala-armador
31- Chris Singleton, ala
24- Jan Vesely, ala
9- Rashard Lewis, ala
32- Andray Blatche, ala-pivô
13- Kevin Seraphin, ala-pivô
35- Trevor Booker, ala-pivô
55- Hamady N’Diaye, pivô
34- JaVale McGee, pivô
21- Ronny Turiaf, pivô
O Washington Wizards chega para essa temporada basicamente como em 2010-11: brigando por nada. O time não tem muitas alternativas, exceto o ótimo John Wall e o ala-pivô Andray Blatche. Nick Young demorou, mas reassinou. Jordan Crawford apareceu bem no final do ano, enquanto JaVale McGee faz o trabalho sujo no garrafão. De resto, o elenco é muito fraco. Apenas Rashard Lewis pode ajudar. Pode?
O perímetro
O Wizards tem dois jogadores muito promissores em seu perímetro. John Wall, primeira escolha do draft de 2010, teve uma temporada atrapalhada por lesões em seu primeiro ano. Ainda assim, atuou em 69 partidas, 64 como titular, com médias de 16.4 pontos, 8.3 assistências e 4.6 rebotes por jogo. Seu companheiro é Jordan Crawford, também no segundo ano, que começou mal a última temporada no Atlanta Hawks. Após sua chegada ao Wizards, o jogador saltou de 4.2 pontos e 0.9 assistências de média para 16.3 e 3.9, respectivamente. Há poucos dias, a equipe renovou para esta temporada o contrato de Nick Young, que atuou como titular em 40 jogos em 2010/11, com média de 17.4 pontos por jogo. Na ala, a equipe conta ainda com o veterano Rashard Lewis, ex-Orlando Magic.
O garrafão
JaVale McGee, 23 anos, e Andray Blatche, 25, são dois jogadores marcados por atos de pouca maturidade e muita displicência. Os dois jogadores tiveram médias de oito rebotes por jogo na última temporada, o que certamente colaborou para que o Wizards fosse uma das piores defesas da NBA. Sem muitas opções de qualidade, ou experiência, no banco de reservas, a equipe deve ter dificuldades dentro do garrafão durante a temporada.
Análise geral
O Washington Wizards é um time jovem e de talento limitado. Fez uma campanha fraca na última temporada, vencendo apenas 23 partidas, 20 delas em casa, e não parece ter peças ou tempo suficiente para reverter o quadro. A esperança para a temporada está em um John Wall saudável e, principalmente, mais maduro. Outros jogadores também estão ganhando experiência, o que pode levar a equipe a dias melhores em alguns anos. Por enquanto, é ter paciência e manter o trabalho de amadurecimento do elenco. Um pouquinho mais de vontade de alguns jogadores também ajudaria.
Previsão: 13° lugar na conferência Leste.