Oklahoma City Thunder
2011-12: 47-19, 2º na Conferência Oeste
Playoffs: derrotado nas Finais da NBA pelo Miami Heat (4-1)
Técnico: Scott Brooks (quatro temporadas, 174-125)
GM: Sam Presti (cinco temporadas, três playoffs, nenhum título)
Destaques: Kevin Durant, Russell Westbrook, e Serge Ibaka
Elenco
Kevin Martin
15 Reggie Jackson
6 Eric Maynor
0 Russell Westbrook
2 Thabo Sefolosha
35 Kevin Durant
Jeremy Lamb
9 Serge Ibaka
3 Perry Jones
21 Hollis Thompson
4 Nick Collison
5 Kendrick Perkins
34 Hasheem Thabeet
Quem chegou: Hasheem Thabeet, Kevin Martin, Jeremy Lamb, e Perry Jones.
Quem saiu: Nazr Mohammed, Derek Fisher, Royal Ivey, James Harden, Lazar Hayward, Cole Aldrich, Daequan Cook, e Ryan Reid.
O Oklahoma City Thunder conseguiu chegar às finais da NBA na última temporada, quando foi derrotado pelo Miami Heat em cinco jogos, o que coroou o trabalho que o General Manager Sam Presti realizou desde que assumiu a franquia. O excelente trabalho no draft rendeu a base da atual equipe da franquia, que promete ainda evoluir nos próximos anos: Kevin Durant, Russell Westbrook, e Serge Ibaka. No último dia 27, o Thunder trocou James Harden, além de Cole Aldrich, Lazar Hayward e Daequan Cook, com o Houston Rockets, por Kevin Martin, Jeremy Lamb e futuras escolhas de draft (duas de primeiro e uma de segundo round para 2013).
O perímetro
A explosão de Russell Westbrook está cada vez mais se aliando à inteligência do jovem armador da franquia, para o terror das defesas adversárias. O seu reserva, Eric Maynor, está recuperado da lesão que o retirou da última temporada, e deve dar um descanso para o Westbrook, juntamente com Reggie Jackson, reintegrado ao elenco após um ano na D-League.
Ao seu lado, o suíço Thabo Sefolosha, um dos melhores defensores de perímetro da NBA, deve continuar sendo titular, enquanto o recém-chegado Kevin Martin, virá do banco de reservas. Martin é um especialista em arremessos de longa distância e reconhecidamente um cestinha.
Kevin Durant, cestinha da NBA nas últimas três temporadas, continuará liderando o ataque da franquia, e dessa vez contará com o ótimo Perry Jones vindo do banco (uma sorte para o Thunder que ele tenha caído tanto no draft). O calouro Jeremy Lamb, vindo do Houston Rockets, terá muito tempo pela frente antes de ganhar minutos importantes em quadra.
O garrafão
Kendrick Perkins e Serge Ibaka seguem formando uma das melhores duplas de garrafão defensivas da NBA, mas são muito fracos no ataque – embora com o poder de fogo vindo do perímetro isso seja dispensável. Os seus reservas (Nick Collison e Hasheem Thabeet) seguem pela mesma linha. A saída do veterano Nazr Mohammed não deve ser sentida pela franquia.
Análise Geral:
O Thunder é um dos favoritos para o título, não há mais o que dizer. A evolução dos seus principais atletas deve continuar, a base da temporada passada foi mantida, exceto por Harden, e a sorte sorriu para a franquia no draft. Ainda assim, San Antonio Spurs e Los Angeles Lakers, serão adversários duros para os jovens de Oklahoma.
Previsão: primeiro lugar na conferência Oeste