Preview da temporada – Oklahoma City Thunder

Oklahoma City Thunder Por Ricardo Stabolito Temporada 2010-11: 55-27, 4º na conferência Oeste Playoffs: eliminado nas finais de conferência pelo Dallas Mavericks em cinco partidas Técnico: Scott Brooks, três temporadas (127-106) GM: Sam Presti, quatro temporadas, dois playoffs, nenhum título Destaques: Kevin Durant, Russell Westbrook, James HardenPublicidade Elenco 0- Russell Westbrook, armador 6- Eric Maynor, […]

Fonte:

Oklahoma City Thunder

Por Ricardo Stabolito

Temporada 2010-11: 55-27, 4º na conferência Oeste
Playoffs: eliminado nas finais de conferência pelo Dallas Mavericks em cinco partidas
Técnico: Scott Brooks, três temporadas (127-106)
GM: Sam Presti, quatro temporadas, dois playoffs, nenhum título
Destaques: Kevin Durant, Russell Westbrook, James Harden

Publicidade

Elenco
0- Russell Westbrook, armador
6- Eric Maynor, armador
15- Reggie Jackson, armador
7- Royal Ivey, armador
3- Nate Robinson, armador
2- Thabo Sefolosha, ala-armador
13- James Harden, ala-armador
14- Daequan Cook, ala-armador
35- Kevin Durant, ala
11- Lazar Hayward, ala
9- Serge Ibaka, ala-pivô
4- Nick Collison, ala-pivô
5- Kendrick Perkins, pivô
8- Nazr Mohammed, pivô
45- Cole Aldrich, pivô

Em junho de 2007, Sam Presti assumiu o cargo de gerente geral do ainda Seattle Supersonics e encontrou uma equipe caindo aos pedaços: o elenco se desmontava, perdendo uma a uma suas referências e a franquia estava preparada para mudar de cidade. Em quatro temporadas, o agora Oklahoma City Thunder virou sua história de maneira avassaladora.

Publicidade

Com um bom trabalho de recrutamento e realizando trocas pontuais, o time foi acumulando talentos e se reerguendo. E, na última temporada, o projeto chegou ao seu ponto máximo: a final da conferência Oeste, batendo os embalados Denver Nuggets e Memphis Grizzlies no caminho. Apenas o futuro campeão Dallas Mavericks parou os jovens de Oklahoma.

Depois de três anos da traumática mudança de Seattle para Oklahoma, o Thunder tem condições plenas de alcançar sua primeira final de NBA.

O perímetro

Publicidade

Não espere mudanças no Thunder. Embora Scott Brooks tenha acenado com a possibilidade de efetivar James Harden ao posto de titular, tudo indica que o quinteto inicial continuará com Russell Westbrook, Thabo Sefolosha e Kevin Durant.

Harden segue como sexto jogador e substituto direto do especialista defensivo Sefolosha. Na armação, Eric Maynor deve cobrir a maior parte dos descansos de Russell Westbrook, com o calouro Reggie Jackson e o veterano Royal Ivey recebendo oportunidades esporádicas de entrar em quadra.

Publicidade

Desde a saída de Jeff Green para o Boston Celtics, Kevin Durant não tem um reserva de ofício no elenco. O recém-chegado Lazar Hayward não é o jogador dos sonhos de nenhum torcedor, mas chega para cobrir a lacuna – que não passa de 10 minutos por jogo.   

O garrafão

Em time que está ganhando não se mexe. Kendrick Perkins e Serge Ibaka fecham o quinteto inicial de Scott Brooks formando um garrafão fortemente orientado para a defesa.

Publicidade

O ala-pivô Ibaka, terceiro jogador com maior média de tocos da última temporada, tem como substituto imediato o esforçado Nick Collison, que teve contrato renovado recentemente. Em certos momentos, Durant também assume minutos na rotação compondo um alinhamento mais baixo.

Na posição cinco, Nazr Mohammed é a primeira opção para dar descanso à Perkins. No entanto, ambos podem ter a crescente companhia de Cole Aldrich, 11ª escolha do draft de 2010 e um jogador consistente nos três anos de carreira pela Universidade de Kansas.  

Publicidade

Análise geral

O Thunder é o exemplo que toda a franquia em reconstrução deveria seguir: saiu do nada para se tornar uma potência em tempo mínimo. Hoje, o time não é só jovem, mas muito forte e experiente. Nesta e em muitas próximas temporadas, é uma das equipes a serem batidas na conferência Oeste.

Publicidade

O céu é o limite para o Kevin Durant e companhia. E eles chegam para brigar outra vez.

Previsão: 2º lugar na conferência Oeste.

Últimas Notícias

Comentários