Golden State Warriors
Por Vinícius Donato
2010-11: 36-46, 12° na conferência Oeste
Playoffs: não se classificou
Técnico: Mark Jackson, primeira temporada
GM: Larry Riley, duas temporadas, sem classificação para os playoffs
Destaques: Stephen Curry, Monta Ellis e David Lee
Elenco
22- Charles Jenkins, armador
7- Ishmael Smith, armador
30- Stephen Curry, armador
4- Brandon Rush, ala-armador
11- Klay Thompson, ala-armador
8- Monta Ellis, ala-armador
5- Dominic McGuire, ala
1- Dorell Wright, ala
10- David Lee, ala-pivô
20- Ekpe Udoh, ala-pivô
15- Andris Biedrins, pivô
3- Jeremy Tyler, pivô
54- Kwame Brown, pivô
O perímetro
A dupla Stephen Curry e Monta Ellis faz do Golden State Warriors uma equipe muito eficiente no setor ofensivo. São dois jogadores versáteis, que conseguem pontuar e fazer assistências. Somando isso à capacidade do ala-armador Dorell Wright de converter arremessos de longa distância, temos uma equipe muito sólida no ataque. Resta ao novo treinador, o ex-jogador Mark Jackson, fazer a equipe funcionar defensivamente. Jackson terá, também, que encontrar reservas para dar descanso a Ellis, líder em minutos na NBA na última temporada. Wright deve dividir seu tempo de quadra com Dominic McGuire. O recém-contratado Brandon Rush e o novato Klay Thompson também brigarão por minutos na rotação do perímetro.
O garrafão
A posição de ala-pivô pertence a David Lee. Outra força ofensiva, Lee teve médias de 16 pontos e quase dez rebotes na última temporada. Resta saber qual será o companheiro de Lee no garrafão titular. Andris Biedrins foi o escolhido para a posição de pivô na pré-temporada, mas o Warriors ainda tem Ekpe Udoh, melhor defensivamente, e recentemente assinou com o veterano Kwame Brown. É uma boa rotação, visto que Udoh também pode atuar como ala-pivô.
Análise geral
A grande expectativa da temporada do Warriors está na mudança de mentalidade da equipe após a chegada do treinador Mark Jackson. É visível o poderio ofensivo da equipe, marca registrada da franquia nos últimos anos. É esperada, agora, maior competitividade da equipe, com um jogo mais equilibrado, consistente defensivamente. Alguns veteranos foram adicionados ao elenco, de última hora, para dar um pouco de bagagem a um banco de reservas inexperiente. Resta saber se a combinação será capaz de levar a equipe aos playoffs após cinco temporadas.
Previsão: 10° lugar na conferência Oeste.