Billy Hunter, diretor-executivo da NBPA, a Associação de Jogadores da NBA, está pouco otimista quanto aos avanços das negociações para acabar com o locaute na NBA.
Ontem, durante um seminário na cidade de Baltimore, Hunter disse que, se ele “tivesse que apostar”, apostaria que a temporada 2011/2012 inteira seria cancelada pelo locaute. “A diferença (de propostas) é de US$ 800 milhões por ano”, afirmou Hunter, segundo reportagem do The Baltimore Sun.
O chefe da NBPA disse que David Stern, comissário da NBA, está sendo limitado nas negociações por “proprietários linha-dura”.
Um dos pontos mais importantes das negociações é a divisão de receitas entre franquia e jogadores. Atualmente, os jogadores ficam com 57% do total. Os jogadores estariam dispostos a aceitar uma redução de 3% desse montante. Segundo especialistas no assunto, as franquias esperam uma redução de pelo menos 5% desse total.
Sem criar muita polêmica e usando um tom bastante informal em suas respostas, Hunter explicou também que a NBA não pode esperar os mesmos quatro meses e meio utilizados pela NFL nas negociações do locaute que a liga enfrentou recentemente, pois já estaria dentro do período de temporada regular da NBA. Finalmente, quando perguntado sobre o suposto salário de US$ 23 milhões de Stern, Hunter classificou os rumores como “irônicos e inconsistentes”.