[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=UN7c-qNaLGY]
Andrei Kirilenko chegou ao Brooklyn Nets com status de grande contratação no ano passado, mas as coisas não correram como o veterano esperava. Entre problemas de lesão e poucas oportunidades de jogar, o ala passou longe de ter o impacto esperado na equipe e fez a pior temporada de sua carreira na NBA. Ele vai seguir no time em 2015 e parece ver, ao menos, uma razão para acreditar em dias melhores: a saída de Jason Kidd para o Milwaukee Bucks.
Em entrevista ao site Nets Daily, o russo questionou o trabalho do ex-treinador da franquia e sugeriu que ele não suportou a pressão por resultados. “Pretendemos competir por títulos e todos no Brooklyn esperam por vitórias. A pressão é muito grande e Jason não soube lidar com isso. Ou, talvez, não quis. É verdade que o elenco teve diversas lesões, mas, se olharmos o panorama geral, é fato que ele não foi capaz de fazer muito”, avaliou, em tom crítico.
Kirilenko discordava de alguns aspectos do trabalho de Kidd, mas nunca reclamou sobre seu tempo de quadra ou os métodos do técnico no decorrer da temporada. O jogador de 33 anos acha que a falta de rodagem do ex-armador no cargo atrapalhou a campanha e, até por isso, vê com bons olhos a chegada de um profissional como Lionel Hollins para comandar o Nets.
“Ninguém sabe como vamos jogar, mas uma coisa é certa: diferente de Jason, Lionel possui experiência e compreende como desenvolver uma equipe. Primeiramente, ele sabe trabalhar com veteranos, já mostrou isso anteriormente, e isso será de bom uso aqui. Mas, ao mesmo tempo, tem uma abordagem interessante com os jovens. Ele não deixa os garotos ‘mofando’ no banco”, disse o ala, indicando mais falhas na passagem de Kidd.
Em 49 jogos disputados na temporada, Kirilenko anotou 5.0 pontos e pegou 3.2 rebotes em apenas 19.0 minutos de ação por noite. Surpreendentemente, seu espaço na rotação “caiu” ainda mais nos playoffs. A expectativa geral é que a chegada de Hollins e troca do ala Paul Pierce aumentem substancialmente os minutos do russo, assim como abra tempo de quadra para os recém-chegados Sergey Karasev e Bojan Bogdanovic.