Enquanto todo mundo aguardava por um grande jogo de Jayson Tatum em mais uma vitória do Boston Celtics sobre o Dallas Mavericks. Afinal, ele foi o cestinha da equipe nos últimos anos e o natural era que o camisa 0 fosse o foco do ataque. No entanto, não foi o que aconteceu nas duas primeiras partidas. Ao menos, na pontuação.
O fato é que Jayson Tatum elevou o seu jogo e o Celtics foi o maior beneficiado disso. Apesar de não ser o cestinha na série contra o Mavs, Boston venceu suas duas partidas em casa e caminha rumo ao 18° título. Claro, a final ainda não acabou, mas a forma como a equipe dominou o adversário foi impressionante.
Mas o Celtics venceu sem que o seu principal pontuador nos últimos anos fosse determinante no quesito. Após dois jogos, ele possui médias de 17.0 pontos, 10.0 rebotes e 8.5 assistências. Ou seja, ele realmente mostrou que pode ajudar de outras formas.
“Eu adoraria acertar as bandejas e os arremessos de três livres que errei. Mas a lei das médias diz que vou voltar a acertar. No entanto, meu foco agora é dominar o jogo de outras formas. Minha defesa, meus passes, meu rebote. É nisso que tenho foco”, disse Tatum.
Leia mais
- Jrue Holiday brilha e Celtics abre 2 a 0 contra o Mavericks nas finais da NBA
- Analista deixa Jayson Tatum fora do Top 5 melhores jogadores da NBA
- Jrue Holiday credita grande atuação nas finais a Jayson Tatum
“Já estive aqui (nas finais) antes e não vencemos”, afirmou. “Mas estamos tão perto de conseguir algo que estamos tentando fazer. Por que eu deixaria meu ego e minha necessidade de pontuar atrapalhar tudo? Em alguns momentos, eu vou precisar pontuar. Obviamente, preciso arremessar melhor”.
De fato, Jayson Tatum não foi bem nos arremessos. Mas vem sendo algo comum nos jogos em casa durante os playoffs. Até aqui, ele converteu 42.1% dos arremessos de quadra e 26.5% em três pontos nas partidas em Boston. No entanto, longe de seus domínios, seus aproveitamentos sobem para 51.1% e 32%, respectivamente.
“Nós sempre falamos sobre isso, de fazer o que for necessário, por quanto tempo for necessário”, disse Tatum. “Então, se eu preciso ter 16 assistências em potencial toda noite e isso colocar a gente na posição de vencer e isso significar que eu não serei o cestinha, eu aceito na hora”.
No segundo jogo das finais, Tatum produziu 18 pontos, 12 assistências e nove rebotes, mas acertou apenas seis dos 22 arremessos. Apesar de seu aproveitamento ser ruim, especialmente em casa nos playoffs, ele descobriu outros meios de vencer.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA