Por MVP, Joel Embiid pode estragar temporada do 76ers

Pivô atuou sem as melhores condições físicas contra o Golden State Warriors

MVP Joel Embiid 76ers Fonte: Noah Graham / AFP

Se a temporada 2023/24 acabasse agora, Joel Embiid seria o MVP, mas o Philadelphia 76ers não teria a menor chance nos playoffs. Apesar de dizer que não se importa com a premiação, seu comportamento é diferente. Ele sabe que precisa do bi para que a NBA o coloque no mesmo patamar de Nikola Jokic. E por mais que o camaronês pregue respeito e admiração, existe o ego.

Sim, Joel Embiid é um jogador espetacular e o 76ers precisa que ele esteja saudável para brigar pelo título, mas o MVP tem de ficar de lado. O que estamos presenciando é algo incrível entre os dois melhores pivôs desta era. Mas enquanto ele não pensar como Jokic, deixar a premiação de lado e ter foco na briga pelo campeonato, tudo o que está acontecendo não vai resultar em nada.

Publicidade

Aliás, vai. Em frustração e, talvez, em uma futura reformulação do elenco do Sixers.

E é fato. O Philadelphia 76ers só tem Joel Embiid com contrato garantido para a próxima temporada. Enquanto Paul Reed tem acordo sem garantia até 2025/26, Jaden Springer possui uma team option para a 2024/25. E é só.

Claro que o técnico Nick Nurse não assumiu o 76ers para ficar por apenas um ano competindo por título. Tyrese Maxey está em seu último ano de contrato e a direção entende que ele é a segunda opção ofensiva. Então, tudo leva a crer que o Sixers vai tentar reforçar seu elenco para os próximos anos. Mas basta um novo tropeço nos playoffs e tudo volta a ficar incerto.

Publicidade

Os rumores de que Joel Embiid vai se cansar de tudo e ir embora aparecem de tempos em tempos.

Leia mais

E para que o 76ers tenha tranquilidade para pensar em título em um futuro próximo, a direção precisa afastar Joel Embiid da ideia de brigar pelo segundo MVP consecutivo. Simples assim.

Publicidade

Quem o viu jogando contra o Golden State Warriors, na noite de terça-feira, percebeu que ele está claramente jogando no sacrifício. E é lamentável que ele chegue a tal ponto. Sua ausência diante do Denver Nuggets, por exemplo, foi justificada ontem. Ele só não tinha condições de entrar em quadra.

Contra o Warriors, ele saiu com 14 pontos, oito erros de ataque e apenas cinco cestas em 18 tentativas. Teria sido a grande defesa da equipe de San Francisco, que anda fazendo qualquer pivô parecer Shaquille O’Neal ou o é apenas fato de que Joel Embiid não tem condições físicas?

Publicidade

É difícil analisar de outra forma.

O Sixers possui um bom elenco e tem peças para ficar ainda melhor para a reta final da temporada, aumentando suas chances de brigar pelo título. Mas mais do que isso, tem um super astro, um que pode ser em breve e um técnico de elite. Com as trocas certas, o 76ers pode se colocar em um patamar que jamais esteve nas últimas temporadas, mesmo com James Harden.

Publicidade

Claro que as outras equipes entendem isso e não vão facilitar, mas Philadelphia pode conseguir negociações impactantes para um futuro próximo. Sem contar com o contrato de Tobias Harris, o time tem capacidade de fazer trocas por jogadores de US$34 milhões em salários. Isso, só abrindo mão de Robert Covington, Marcus Morris e Furkan Korkmaz. E é óbvio que vai precisar enviar escolhas de Draft, algo que a franquia tem de sobra.

Mas nada vai funcionar se Embiid não entender que o prêmio máximo é o título da NBA.

MVP e as novas regras da NBA

Joel Embiid é o atual MVP e ainda pode lutar pelo bi, mas as novas regras da NBA são bem específicas. Ele precisa fazer 65 jogos para ser elegível (fez 34 e pode chegar a 70 se atuar até o fim da campanha). Foi uma forma que a liga encontrou para acabar com os descansos desnecessários. No entanto, em alguns casos, é realmente preciso.

Publicidade

Embiid chegou para jogar na NBA com problemas físicos e jamais teve “saúde” para enfrentar os 82 jogos. Às vezes, é só entender isso mesmo que ele não consegue ficar disponível. É bom relembrar que o pivô não atuou nas duas primeiras temporadas e completa 30 anos em março.

Para um cara grande como Joel Embiid, é realmente difícil. Apenas como comparação, Shaquille O’Neal entrou em declínio físico com idade similar (31). Claro, existem diferenças, pois Shaq não se preocupava tanto com o corpo. Mas Embiid já chegou com problemas. Então, imagine ele fazendo a mesma coisa nos últimos dez anos tentando provar que tem saúde para ser um dos melhores.

Publicidade

Draymond Green falou sobre o MVP e Embiid recentemente. Ele cravou que o pivô só está jogando por causa do prêmio e com razão. O astro do Warriors criticou as novas regras da liga, mas é a atual realidade.

Se Joel Embiid não tiver um controle mais sério para os próximos anos, ele terá problemas até o fim da carreira.

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Publicidade

E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA

Últimas Notícias

Comentários