Josh Giddey está oficialmente livre da polêmica que ameaçou a sua carreira e colocou-o na mira da polícia. O departamento de Newport Beach anunciou o fim das investigações sobre o relacionamento do atleta com uma menor de idade. A conclusão, em síntese, foi que o armador do Oklahoma City Thunder não vai ser alvo de acusações. E, assim, o caso está encerrado.
“Depois de exaustiva análise, nós terminamos a investigação sobre as informações que circularam nas redes sociais envolvendo Josh. Os nossos detetives analisaram todos os indícios, mas não foram capazes de comprovar qualquer atividade criminosa. Estamos comprometidos com a veracidade dos dados públicos, assim como garantir os direitos dos envolvidos”, informou os oficiais californianos.
O fechamento do caso sem avanços é uma vitória para Giddey, antes de tudo. Mas foi definido, sobretudo, pela conduta da outra parte envolvida nesse episódio. Segundo o site TMZ, a investigação não encontrou vias para evoluir por causa da indisposição da menor e sua família em colaborar. Os seus pais, aliás, contrataram até uma famosa advogada para garantir-lhes o direito de silêncio.
Vale ressaltar que o jogador de 21 anos, a princípio, não foi exatamente inocentado por tudo. O comportamento da família da menina, no entanto, suporta as alegações de que ele foi vítima de um engano. Em primeiro lugar, alegou-se que a jovem mentiu a idade para entrar na boate em que ambos se conheceram. Manteve a farsa, logo em seguida, para ter um relacionamento com o atleta.
Leia mais sobre o Oklahoma City Thunder
- Thunder massacra Blazers e impõe diferença histórica em jogo da NBA
- Artigo – Thunder é o time que encanta a NBA hoje
- Thunder teria interesse em troca por pivô do Orlando Magic
Um alívio
A NBA recebeu a notícia do fim da investigação como um duplo alívio. Para começar, isso evita um desgaste na imagem da NBA. Mas, ao mesmo tempo, avaliza a conduta de um relativo apoio que a liga tomou em relação ao jogador. O comissário Adam Silver negou-se a intervir e suspender o atleta durante as investigações. E, mais do que isso, deu apoio à controversa decisão do Thunder de mantê-lo em quadra.
“Eu não lembro de muitos episódios em que nós suspendemos um jogador por causa de alegações. Ou seja, sem fatos comprovados por meio de evidências. Então, a princípio, temos aqui uma alegação sob investigação da polícia. E, em paralelo, conduzimos uma pesquisa própria. Esse é o estado do caso e, por enquanto, ainda não vamos tomar decisões. É assim que trabalhamos”, cravou o executivo.
Silver até chegou a ser cobrado sobre uma postura e manifestação mais incisiva sobre o caso, mas sempre se esquivou. Não foi uma decisão pessoal. “Sempre que existe uma investigação criminal, a liga dá um passo para trás e adota a isenção. Afinal, isso pode impactar a nossa relação com a Associação dos Jogadores. Temos que proteger o direito de defesa dos nossos atletas”, explicou.
Seleção
Outro apoio importante com que Josh Giddey contou durante a polêmica com a polícia foi do técnico da seleção australiana. Brian Goorjian, mesmo no início da investigação, garantiu que o armador fazia parte dos seus planos. Seguiria assim até que algo fosse comprovado contra o comandado. Mais do que isso, o veterano fez questão de visitá-lo quando soube do problema.
“Eu não sei o que aconteceu, mas Josh é um garoto especial com uma família especial. Eu cortei-o da lista para as Olimpíadas de Tóquio e nunca mostrou ressentimento por isso. Ele sempre esteve à nossa disposição depois disso. Então, esse é o momento de fazer algo parecido. Eu não fiz uma ligação para dizer que torcia para que tudo se resolvesse, mas viajei até os EUA para encontrá-lo”, contou o treinador.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA