O Oklahoma City Thunder viveu o auge da última década com o trio Kevin Durant, Russell Westbrook e James Harden, mas o novato Chet Holmgren acredita que pode “reeditar” um novo grupo de astros. Dez anos depois, a equipe conta com um dos núcleos mais promissores da NBA, liderado Shai Gilgeous-Alexander. Junto de Josh Giddey, portanto, o calouro acredita que pode formar um trio tão poderoso quanto o do inicio dos anos 2010.
“Obviamente acredito nos jogadores que temos nesta equipe. Acredito na comissão técnica e na organização como um todo. Por isso, a resposta é um óbvio sim”, disse Holmgren, sobre reeditar o trio Durant, Westbrook e Harden em entrevista ao site Complex.
“Ao final do dia, vai depender do que nós decidirmos alcançar juntos. Não vai ser uma coisa de um dia pro outro. Estamos tendo sucesso cedo, mas isso não facilita as coisas durante os próximos dez anos. Ainda vamos ter que trabalhar arduamente”, completou.
Holmgren, no entanto, ainda não estreou na NBA, desde que foi selecionado pelo Thunder no último Draft. O pivô rompeu os ligamentos do pé direito em agosto do ano passado, em uma partida amistosa de pré-temporada. Na tentativa de proteger o aro, ele saltou para bloquear o arremesso e caiu mal.
Dias depois, Holmgren passou por uma cirurgia de correção. Desde então, não voltou às quadras. A data do seu retorno, no entanto, ainda não foi confirmada pela franquia.
Leia mais!
- Thunder anuncia que Chet Holmgren está fora da temporada
- Shai Gilgeous-Alexander: “Thunder será um time muito bom antes do que imaginam”
- Josh Giddey iguala marca de Wilt Chamberlain contra o Knicks
Gilgeous-Alexander e Giddey, por sua vez, formam uma das duplas mais interessantes da atual temporada. O canadense é o quatro principal pontuador da temporada, com 31.4 pontos por jogo. Por isso, garantiu sua primeira seleção no All-Star Game.
Giddey, por sua vez, está em sua segunda temporada e mostra evolução. Tanto que o australiano aumentou seu número de pontos por jogo e manteve seu ótimo rendimento em rebotes (7.8) e assistências (6.1). Na atual temporada, aliás, o ala-armador teve quatro triplos-duplos.
Além dos jovens já citados, o Thunder ainda conta com outros nomes promissores e que têm desempenhado ótimo papel na equipe. Os alas-armadores Jalen Williams e Luguentz Dort, além do ala-pivô Jaylin Williams, são exemplos.
Com esse núcleo cheio de expectativas, Oklahoma briga por uma vaga direta nos playoffs. Isso porque está com uma campanha de 37 vitórias e 37 derrotas, na sétima posição da conferência Oeste. Então, se todos atingirem o patamar esperado, o time pode alcançar coisas bem maiores.
Durant, Westbrook e Harden
Entre 2007 e 2009, o Thunder reuniu, através do Draft, três dos jogadores mais espetaculares dos últimos anos: Kevin Durant, Russell Westbrook e James Harden. Nos anos seguintes, viveu os melhores momentos da sua história.
A primeira ida aos playoffs aconteceu na temporada 2009/10. Foi a primeira desde a mudança para Oklahoma. A equipe, no entanto, foi eliminada pelo Los Angeles Lakers, que terminou como campeão naquele ano. Naquele ano, Durant foi All-Star e líder da NBA em pontos.
No ano seguinte, com a evolução dos jogadores, o Thunder teve uma campanha ainda melhor. Terminou em quarto no Oeste e ainda teve Durant e Westbrook no Jogo das Estrelas. Mais uma vez, o camisa 35 foi o líder em pontos da liga.
Por outro lado, nos playoffs, caiu, mais uma vez, para a equipe que conquistou o título: o Dallas Mavericks. Dessa vez, a campanha durou até a final de conferência, mas o trio não foi capaz de derrotar Dirk Nowitzki.
Finalistas
Por fim, a memorável temporada de 2011/12. Durant e Westbrook repetiram o desempenho, foram para o All-Star e fizeram parte do primeiro e segundo time, respectivamente. Harden foi o sexto homem e Serge Ibaka o líder em tocos da NBA.
O Thunder chegou àqueles playoffs como um dos favoritos ao título. Não à toa, eliminou Mavericks, Lakers e San Antonio Spurs, alcançando pela primeira vez a final da NBA. O adversário: o Miami Heat de LeBron James, Dwyane Wade e Chris Bosh. O resultado: vitória do time da Flórida, por 4 a 1.
Após aquilo, o time do Thunder foi se desmanchando ano após ano. Harden foi trocado para o Houston Rockets já na temporada 2012/13. Na 2016/17, Durant assinou com o Golden State Warriors. Por fim, em 2019/20, Westbrook foi trocado para o Rockets. Com isso, o que um dia aquele time poderia ter conquistado vive na imaginação dos fãs da NBA.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA