Pinheiros conquista vitória surpreendente sobre Bauru

Equipe paulistana derruba Bauru para a quarta colocação do NBB; São Paulo e Franca também vencem

Pinheiros Bauru Fonte:

A rodada desta segunda-feira (25) abriu o segundo turno do NBB e contou com a realização de três partidas no Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim, sede do Pinheiros, na capital paulista. O destaque ficou por conta da excêntrica vitória dos donos da casa, que se aproximaram da zona de classificação para os playoffs, sobre o Bauru. Mais cedo, o São Paulo conquistou um triunfo importante diante do Caxias em um duelo equilibrado. No fechamento da rodada, Corinthians venceu Franca em mais um duelo parelho.

(12-4) São Paulo 86 x 81 Caxias (3-13)

https://www.youtube.com/watch?v=CH_ZWMPgl3M

Publicidade

Vice-campeão da Copa Super 8 de 2021 no último sábado (23), o São Paulo abriu o segundo turno do Novo Basquete Brasil (NBB) com uma vitória importante diante do Caxias Basquete por 86 a 81. Visivelmente cansado fisicamente devido ao carregado calendário da equipe, o tricolor paulista enfrentou dificuldades ao longo dos quarenta minutos, mas foi superior, sobretudo no terceiro período, e conquistou o resultado positivo. Já o Caxias teve uma atuação surpreendente nesta segunda-feira (25). Um dos últimos colocados da competição, o time gaúcho bateu de frente com o clube são-paulino. Todavia, o que mais chamou a atenção foi a organização caxiense nos dois lados da quadra, essencialmente na criação de arremessos do perímetro. Com a conquista, Cláudio Mortari e seu plantel agora assumem de vez a terceira colocação da liga.

Buscando reestruturar-se emocionalmente após a melancólica derrota para o Flamengo na grande final da Copa Super 8 de 2021, os comandados de Cláudio Mortari enfrentaram um Caxias descansado e intenso na abertura do returno. Apesar das adversidades, a força do elenco são-paulino prevaleceu e o tricolor do Morumbi ficou com o resultado positivo. Em suma, os reservas do São Paulo fizeram a diferença no ritmo de jogo da equipe. Saindo do banco, o trio Gerson (seis pontos e +12 plus/minus, Renan Lenz (10 pontos) e Isaac (14 pontos) foram fundamentais para o triunfo. Além deles, o armador Georginho de Paula destacou-se ao anotar seu terceiro triplo-duplo na temporada e oitavo da carreira (13 pontos, 10 rebotes e 13 assistências). Ainda no time titular, Shamell (14 pontos) e Lucas Mariano (16 pontos) também contribuíram. No geral, o São Paulo não fez um jogo brilhante, em especial defensivamente, porém colecionou bons momentos no ataque e finalizou o duelo com números mais do que decentes: 38% de aproveitamento no perímetro, 55% nas bolas duplas, 82% nos lances livres, 21 assistências, oito roubos de bola e somente sete erros.

Publicidade

Pelo lado do Caxias, que vendeu caro a derrota para o São Paulo, a atuação dos comandados de Rodrigo Barbosa foi além do resultado. Independente do revés, os gaúchos foram intensos durante grande parte do embate e apresentaram um desempenho que, se repetido com regularidade ao longo do segundo turno, pode acarretar em uma grande evolução da equipe na competição nacional. Vale destacar que os caxienses lutaram mesmo sem a estrela Túlio da Silva, que atuou por somente sete minutos. Apesar do alto número de erros (13), o time do Rio Grande do Sul finalizou o duelo com estatísticas impressionantes em alguns segmentos como: 12/27 nas bolas de três pontos (44% de aproveitamento), 17/32 nas bolas de dois pontos (53% de aproveitamento), 35 rebotes (oito ofensivos) e 19 assistências. Individualmente, o ala Eddy finalmente fez valer a experiência e o papel e assumiu o protagonismo liderando a pontuação do Caxias anotando 22 pontos. Dando continuidade a boa fase, o ala-pivô Antônio também foi fundamental (18 pontos). Por fim, mas não menos importante, o armador Nico Ferreyra (16 pontos, cinco rebotes e sete assistências) teve participação ativa e fez um ótimo jogo.

(11-5) Bauru 60 x 72 Pinheiros (5-11)

https://www.youtube.com/watch?v=Y_E-0U1VpGY

No segundo jogo do dia, Pinheiros conquistou uma vitória surpreendente diante do favorito Bauru Basket. Eficientes ao longo de toda a partida, os donos da casa dominaram as ações do duelo e iniciaram o segundo turno com o pé direito, colecionando mais um triunfo importante e seguindo na briga por vaga nos playoffs da competição. Bauru, por sua vez, errou em demasia nos dois lados da quadra e, consequentemente, fez uma de suas piores atuações na temporada 2020/21. O resultado negativo custou a terceira colocação do NBB, agora ocupada pelo São Paulo. Com o quinto triunfo na competição, os pinheirenses se aproximaram de Campo Mourão e Pato Basquete, décimo segundo e décimo primeiro colocados, respectivamente.

Publicidade

O bom trabalho coletivo do Pinheiros na tarde desta segunda-feira (25) foi definitivamente determinante para o resultado positivo diante do Bauru. Além dos ótimos números da equipe em assistências (18), rebotes (44), lances livres (16/20) e bolas de dois pontos (22/41), o time pinheirense teve, essencialmente, destaques individuais. Guilherme Teichmann, o principal dentre os atletas que brilharam na vitória dos paulistanos, terminou o duelo com 33 de eficiência, contribuindo com 10 pontos, 16 rebotes, seis assistências, dois roubos de bola e dois tocos. Cestinha do confronto, o jovem ala Jonas Buffat (22 pontos e sete rebotes) liderou a pontuação azul e branca. Outra estrela do Pinheiros que também destacou-se foi o armador Gabriel Campos (10 pontos, seis rebotes e quatro assistências).

Já Bauru teve uma atuação ofensiva extremamente pragmática. Os comandados de Léo Figueiró até criaram, mas aproveitaram horríveis 12% do perímetro, convertendo apenas quatro dos 33 chutes para três pontos. Os aproveitamentos de 50% nas bolas duplas e 76% nos lances livres não foram ruins, porém também não compensaram os inúmeros erros da equipe no confronto. Resumindo, o time bauruense como um todo pouco fez no duelo diante do Pinheiros. O único jogador a atingir dígito-duplo em pontuação foi o ala Gui Deodato, que finalizou a partida com 12 pontos e 3/11 FG. Nomes de calibre como Alex Garcia (nove pontos e 3/15 FG), Larry Taylor (nove pontos e 3/13 FG) e Tyrone Curnell (nove pontos e 4/11 FG) não estiveram nem perto de atingir todo o potencial, sobretudo ofensivo e contribuíram para que Bauru não conseguisse correr atrás do resultado positivo.

Publicidade

(11-5) Bauru 60 x 72 Pinheiros (5-11)

Franca e Corinthians protagonizaram o duelo mais parelho da rodada de abertura do segundo turno. Decidido somente nos minutos finais, a partida ficou marcada por altos e baixos de ambas as equipes e, claro, bons destaques individuais ao longo dos quarentena minutos. O time corinthiano, que chegou a ter 15 pontos de vantagem ao fim do terceiro período, caiu drasticamente de desempenho e viu os francanos conquistarem o triunfo por 84 a 81. Com Danilo Fuzaro pendurado em faltas durante quase todo o jogo, a principal alternativa de Franca foi apostar nos estrangeiros Jamaal e Green. Os norte-americanos não estavam fazendo uma boa partida, mas cresceram no quarto final e foram fundamentais para a vitória da equipe do interior de São Paulo.

Publicidade

Um dos principais jogadores do NBB 2020/21 e destaque absoluto de Franca, o ala-pivô Lucas Dias colocou o jogo em suas mãos e foi extremamente fundamental para o triunfo da equipe comandada por Helinho. Eficiente e dominante, o possível candidato a MVP da competição finalizou o clássico com 26 pontos e oito rebotes, contribuindo efetivamente para a vitória francana. Além do brilhante camisa 9, o ala Rodney Green (14 pontos) finalmente fez um grande jogo com a camisa de Franca. André Góes (12 pontos) e Jamaal (10 pontos) também atingiram o dígito-duplo em pontuação. Em geral, Franca colecionou ótimos números coletivos (39% de aproveitamento nas bolas de três pontos, 88% nos lances livres, 37 rebotes, 21 assistências e somente nove erros) e apresentou um enorme poder de reação ao buscar o resultado positivo mesmo com uma grande desvantagem no marcador.

Corinthians, por sua vez, parecia próximo de conquistar a vitória em meados do terceiro período, mas sofreu com uma brusca queda de desempenho perdeu, além da partida, a oportunidade de subir na tabela e encostar nas principais cabeças da competição. Em conjunto, o plantel alvinegro teve números decentes: 36% de aproveitamento nas bolas triplas, 83% nos lances livres, 40 rebotes e cinco roubos de bola. Contudo, os corinthianos não aproveitaram as principais oportunidades nas bolas duplas (somente 40% de aproveitamento) e distribuíram muito mal o jogo, que nitidamente tornou-se preso em certos momentos do embate, sobretudo no quarto período. Apesar do revés, três jogadores brilharam ao atingir grandes marcas individuais. Malcolm Miller (23 pontos e oito rebotes), Zoom Fuller (21 pontos) e Ricardo Fischer (20 pontos e nove assistências) foram os principais destaques do Corinthians nesta segunda-feira (23). Todavia, o trio não obteve o encaixe necessário no clutch time e pouco fizeram para impedir a vitória de Franca. Com a derrota, o Corinthians deixa a nona colocação e cai para a décima posição na tabela.

Publicidade

Classificação

Jogos da semana

26/01 (terça-feira): Pato Basquete x Brasília (11h), Campo Mourão x Unifacisa (14h – Web Clube e TV Local) e Cerrado x Minas (17h – DAZN) e Flamengo x Fortaleza Basquete Cearense (20h – ESPN)
27/01 (quarta-feira): Caxias do Sul x Bauru (15h), Pinheiros x Franca Basquete (18h – DAZN) e São Paulo x Mogi (21h – DAZN)
28/01 (quinta-feira): Fortaleza Basquete Cearense x Pato Basquete (11h), Cerrado x Campo Mourão (14h), Brasília x Minas (17h – DAZN) e Unifacisa x Flamengo (20h – DAZN)
30/01 (sábado): Paulistano x Caxias do Sul (11h), Corinthians x Bauru (16h – TV Cultura e Facebook) e Pinheiros x Mogi (19h – DAZN)
31/01 (domingo): Flamengo x Brasília (11h – Facebook), Cerrado Basquete x Pato Basquete (15h) e Unifacisa x Minas (18h – Web Clube e TV Local)

Publicidade

Siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece no basquete:
Instagram
Youtube
Twitter
Facebook

Últimas Notícias

Comentários