Desde que assumiu a presidência do New York Knicks, Phil Jackson trabalha para abrir espaço em sua folha salarial e viabilizar a chegada de grandes reforços. Suas atenções, porém, nunca estiveram voltadas apenas para agentes livres. O executivo também estudou possibilidades de troca nos últimos meses e revelou ter iniciado negociações para tentar trazer um nome de peso para a franquia em fevereiro passado.
“Nossa prioridade era Goran Dragic. Ouvi que ele estava interessado em vir para Nova Iorque e trabalhamos forte para isso, mas o retorno exigido pelo Phoenix Suns era muito alto. Talvez, nós tenhamos investido demais neste cenário e distraímos de outros atletas. Afinal, Goran era a primeira alternativa de qualquer equipe em busca de uma peça central”, disse Jackson, em entrevista concedida em fevereiro, mas só publicada nesta semana pela ESPN.
Dragic acabaria negociado com o Miami Heat pouco antes do fechamento da janela de trocas da última temporada, por contratos expirantes e duas futuras escolhas de primeira rodada de draft. Quando tornou-se evidente que o armador esloveno não estava ao alcance do Knicks, o dirigente até tentou voltar o foco para outros jogadores disponíveis para negociações naquele momento, mas ele próprio admite que já era tarde demais.
“Nós também estávamos interessados em atletas como Enes Kanter, Arron Afflalo. Eram alternativas que acreditávamos ter bom encaixe em nosso sistema. Mas, na verdade, não tivemos conversas sobre eles até duas ou três horas antes do fim da janela. Analisamos todos os cenários e nada acabou acontecendo”, contou o ex-técnico, sem saber que conseguiria a contratação de Afflalo como agente livre meses mais tarde.
Nesta offseason, Jackson esteve na concorrência pela contratação de talentos como LaMarcus Aldridge e Greg Monroe. Ambos não chegaram e o Knicks recorreu a dois aparentes “planos B” que projetava no mercado: o já citado Afflalo e o pivô Robin Lopez. Os calouros Jerian Grant e Kristaps Porzingis, além do jovem Kyle O’Quinn, são outros reforços que chegam para a disputa da próxima temporada.