O pivô Rudy Gobert, do Minnesota Timberwolves, foi eleito o melhor defensor da NBA de 2023/24. Como resultado, o francês superou o compatriota Victor Wembanyama (San Antonio Spurs) e Bam Adebayo (Miami Heat). Agora, Gobert está ao lado de Dikembe Mutombo e Ben Wallace entre os maiores vencedores de todos os tempos da premiação, com quatro.
Para vencer na o prêmio de melhor defensor da NBA na atual temporada, Rudy Gobert colocou Minnesota como a melhor defesa da liga. Enquanto isso, Wembanyama e Adebayo completaram o pódio. O pivô é o segundo jogador com passagem pelo Timberwolves a ganhar a premiação. Isso porque Kevin Garnett (1995/96 até 2006/07 e 2015 a 2016) foi eleito o vencedor em 2007/08, quando atuava pelo Boston Celtics.
Apesar de ser a quarta vez que vence o prêmio, foi apenas a primeira de Gobert no Timberwolves. Os outros três aconteceram enquanto jogador do Utah Jazz, onde atuou por nove temporadas. Então, em sua segunda campanha pela equipe, ele volta a vencer após muitas críticas desde a troca para Minnesota.
Durante toda a primeira temporada, Gobert foi eleito o pior encaixe da NBA ao lado de Karl-Anthony Towns. No entanto, as críticas acabaram em 2023/24. O Timberwolves, por exemplo, terminou com a terceira melhor campanha após liderar boa parte do ano. Mas ainda assim, o time teve a melhor eficiência defensiva da liga (109.0) e foi quem menos sofreu pontos por jogo (106.5).
Leia mais
- NBA anuncia finalistas dos prêmios da temporada 2023/24
- Jogadores elegem Rudy Gobert o mais superestimado da NBA
- Após duelo francês, Victor Wembanyama e Rudy Gobert trocam elogios
Portanto, com Rudy Gobert, o Timberwolves não foi apenas o time de melhor defesa. A equipe realmente progrediu sob o comando do técnico Chris Finch. Em 2022/23, por exemplo, Minnesota terminou com 42 vitórias e 40 derrotas, precisando passar pelo play-in. No entanto, em 2023/24, foram 56 triunfos em 82 jogos e o terceiro lugar.
Com o prêmio, Gobert é nome certo na eleição dos times ideais de defesa da temporada. Foram seis anos consecutivos na primeira equipe (entre 2016/17 e 2021/22), mas ele não entrou em nenhuma delas em 2022/23.
Para ter uma ideia da pontuação de Rudy Gobert, na última temporada, Jaren Jackson Jr (Memphis Grizzlies) venceu com 56 votos para o primeiro lugar, além de 391 pontos. Na época, ele foi apenas o segundo jogador de todos os tempos a vencer pelo Grizzlies.
Rudy Gobert terminou com 433 pontos (72 votos para o primeiro lugar), enquanto Wembanyama ficou com 245 (19). Adebayo, o terceiro, teve quatro votos para o primeiro lugar e somou 91 pontos. Também apareceram na votação: Anthony Davis (quarto), Herb Jones (quinto), Jrue Holiday (sexto), Shai Gilgeous-Alexander (sétimo), Derrick White (oitavo), Giannis Antetokounmpo (nono) e Jarrett Allen (décimo).
Ausência contra Denver Nuggets
O pivô voltou para Minneapolis para acompanhar o nascimento de seu primeiro filho, mas o voo de volta para Denver atrasou. Como resultado, Rudy Gobert não participou da segunda partida das semifinais de Conferência do Oeste.
“É muito legal estar em um lugar que ajudei a mudar a cultura de um time, por conta de Chris Finch e todos os meus colegas”, disse. “Mas o que eles fizeram por mim ontem (contra o Nuggets) foi incrível. Eu sempre disse que só perderia um jogo se meu filho nascesse na mesma data, mas mesmo assim tentei chegar. Só que eles foram brilhantes no ataque e na defesa”.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA