Pela quarta vez na carreira, Rudy Gobert vence o prêmio de defensor da NBA

Pivô do Timberwolves superou Victor Wembanyama e Bam Adebayo

Rudy Gobert NBA defensor Fonte: Reprodução / X

O pivô Rudy Gobert, do Minnesota Timberwolves, foi eleito o melhor defensor da NBA de 2023/24. Como resultado, o francês superou o compatriota Victor Wembanyama (San Antonio Spurs) e Bam Adebayo (Miami Heat). Agora, Gobert está ao lado de Dikembe Mutombo e Ben Wallace entre os maiores vencedores de todos os tempos da premiação, com quatro.

Para vencer na o prêmio de melhor defensor da NBA na atual temporada, Rudy Gobert colocou Minnesota como a melhor defesa da liga. Enquanto isso, Wembanyama e Adebayo completaram o pódio. O pivô é o segundo jogador com passagem pelo Timberwolves a ganhar a premiação. Isso porque Kevin Garnett (1995/96 até 2006/07 e 2015 a 2016) foi eleito o vencedor em 2007/08, quando atuava pelo Boston Celtics.

Apesar de ser a quarta vez que vence o prêmio, foi apenas a primeira de Gobert no Timberwolves. Os outros três aconteceram enquanto jogador do Utah Jazz, onde atuou por nove temporadas. Então, em sua segunda campanha pela equipe, ele volta a vencer após muitas críticas desde a troca para Minnesota.

Publicidade

Durante toda a primeira temporada, Gobert foi eleito o pior encaixe da NBA ao lado de Karl-Anthony Towns. No entanto, as críticas acabaram em 2023/24. O Timberwolves, por exemplo, terminou com a terceira melhor campanha após liderar boa parte do ano. Mas ainda assim, o time teve a melhor eficiência defensiva da liga (109.0) e foi quem menos sofreu pontos por jogo (106.5).

Leia mais

Portanto, com Rudy Gobert, o Timberwolves não foi apenas o time de melhor defesa. A equipe realmente progrediu sob o comando do técnico Chris Finch. Em 2022/23, por exemplo, Minnesota terminou com 42 vitórias e 40 derrotas, precisando passar pelo play-in. No entanto, em 2023/24, foram 56 triunfos em 82 jogos e o terceiro lugar.

Publicidade

Com o prêmio, Gobert é nome certo na eleição dos times ideais de defesa da temporada. Foram seis anos consecutivos na primeira equipe (entre 2016/17 e 2021/22), mas ele não entrou em nenhuma delas em 2022/23.

Para ter uma ideia da pontuação de Rudy Gobert, na última temporada, Jaren Jackson Jr (Memphis Grizzlies) venceu com 56 votos para o primeiro lugar, além de 391 pontos. Na época, ele foi apenas o segundo jogador de todos os tempos a vencer pelo Grizzlies.

Publicidade

Rudy Gobert terminou com 433 pontos (72 votos para o primeiro lugar), enquanto Wembanyama ficou com 245 (19). Adebayo, o terceiro, teve quatro votos para o primeiro lugar e somou 91 pontos. Também apareceram na votação: Anthony Davis (quarto), Herb Jones (quinto), Jrue Holiday (sexto), Shai Gilgeous-Alexander (sétimo), Derrick White (oitavo), Giannis Antetokounmpo (nono) e Jarrett Allen (décimo).

Ausência contra Denver Nuggets

O pivô voltou para Minneapolis para acompanhar o nascimento de seu primeiro filho, mas o voo de volta para Denver atrasou. Como resultado, Rudy Gobert não participou da segunda partida das semifinais de Conferência do Oeste.

Publicidade

“É muito legal estar em um lugar que ajudei a mudar a cultura de um time, por conta de Chris Finch e todos os meus colegas”, disse. “Mas o que eles fizeram por mim ontem (contra o Nuggets) foi incrível. Eu sempre disse que só perderia um jogo se meu filho nascesse na mesma data, mas mesmo assim tentei chegar. Só que eles foram brilhantes no ataque e na defesa”.

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Publicidade

E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA

Últimas Notícias

Comentários